Concurso Bombeiros RJ: edital para oficiais em 2020 ou início de 2021

Concurso Bombeiros RJ para oficias pode ter edital publicado ainda este ano ou no início de 2021, segundo a corporação. Entenda!

Autor:
Publicado em:04/08/2020 às 07:30
Atualizado em:04/08/2020 às 07:30

concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, continua previsto. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou que segue em diálogo com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tenta publicar o edital ainda este ano ou no início de 2021.

"A corporação mantém interesse na realização do certame e segue em diálogo com a Uerj estudando possíveis soluções. A ideia é realizar a seleção ainda em 2020 ou, no máximo, no início de 2021", informou o Corpo de Bombeiros.

Na última semana de julho, em comunicado, a Uerj​ informou que adiou o seu Vestibular 2021, em função da pandemia de Coronavírus (Covid-19). Segundo a instituição, os exames serão realizados no 1º semestre de 2021, em datas a serem anunciadas em breve.

Na ocasião, a Uerj disse que realizaria uma reunião com o Corpo de Bombeiros do Rio para alinhar a realização do concurso para oficiais. Segundo o CBMERJ, o encontro ocorreu, mas a corporação estuda possíveis soluções.

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realiza o seu concurso para o ingresso de oficiais por meio do Vestibular da Uerj. Este ano, a seleção chegou a estar prevista, mas agora aguarda um novo cronograma. 

Concurso Bombeiros RJ oficiais está confirmado (Foto: CBMERJ/Rogerio Santana)
Concurso Bombeiros RJ oficiais pode sair no fim de 2020 ou
no início de 2021 (Foto: CBMERJ/Rogerio Santana)

 

Entenda as etapas do concurso Bombeiros RJ

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da Uerj, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.

O exame de múltipla escolha conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação. 

Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ são convocados para a parte Específica realizada pela própria corporação.

Esta fase conta com exames físicos e de saúde e pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

O concurso para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro costuma ter os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • Não há limite de idade;
  • Ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".

[tag_teads]

Último concurso para oficiais foi em 2019

último concurso Bombeiro RJ foi realizado em 2019. Em fevereiro deste ano, foi publicada a homologação. Ao todo, foram oferecidas 50 vagas para oficiais, com exigência de nível médio completo.

A seleção foi destinada a candidatos de ambos os sexos e não teve limites de idade ou de altura. Segundo o Corpo de Bombeiros RJ, a remuneração bruta de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de, aproximadamente, R$3.200. Após três anos de formação, os ganhos, já como aspirante, chegam a R$6 mil.

CBMERJ tem mais de 300 cargos vagos

Em junho deste ano, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou dois decretos que, juntos, bloqueiam mais de 9.500 cargos vagos originados durante o Regime de Recuperação Fiscal. No entanto, o novo concurso Bombeiros RJ segue sendo urgente, já que o número de vacâncias permanece na corporação.

Em um estudo recente, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro relatou que, mesmo após o bloqueio de cargos vagos, segue com 313 oportunidades disponíveis para reposição, a partir de 1º de julho de 2020.

Segundo o estudo, ao todo, o Decreto 47.117/2020 bloqueou 1.373 cargos vagos nos quadros da corporação. No entanto, ainda restam 313 vacâncias, sendo seis para oficiais e 307 para o quadro de praças (soldados).

Com isso, a convocação de aprovados e a realização de um novo concurso Bombeiros RJ pode ser realizada. O estudo, no entanto, ainda está sendo avaliado. Desta forma, o número de cargos vagos ainda pode aumentar ou diminuir. 

Segundo a corporação, mesmo diante dos postos para livre provimento, não serão considerados "eventuais aumentos de despesas de pessoal criados a partir de compensações com bloqueios de cargos, se houver".