Um novo concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi autorizado pelo governador Eduardo Leite. A seleção visa preencher 1.350 vagas efetivas, além de formar cadastro de reserva.
O aval concedido à Brigada Militar RS corresponde a:
Um novo concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi autorizado pelo governador Eduardo Leite. A seleção visa preencher 1.350 vagas efetivas, além de formar cadastro de reserva.
O aval concedido à Brigada Militar RS corresponde a:
Para o cargo de soldado, a exigência atual é o nível médio. No entanto, a partir de 2027, essa carreira passará a exigir nível superior, conforme definido em um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado. Já a idade máxima permanece em 25 anos.
Para o cargo de oficial/capitão, a Brigada Militar exige que o candidato seja bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e tenha, no máximo, 29 anos de idade até o último dia de inscrição para o concurso.
Em ambos os cargos, é necessário ter altura mínima de 1,65m, para candidatos do sexo masculino, e 1,60m, para candidatas do sexo feminino.
De acordo com o governo, o reforço na Brigada Militar permitirá uma maior sensação de segurança para a população, pois aumentará a presença ostensiva de proteção aos cidadãos.
“Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver”, disse o governador.
Além do concurso Brigada Militar RS, o governador Eduardo Leite também autorizou outras 1.424 vagas na Polícia Civil, Bombeiros e no Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Brigada Militar RS tem concurso autorizado e terá novo edital em 2025
(Foto: Gustavo Mansur/Secom)
Em seu discurso, o governador Eduardo Leite explicou que o governo vem repondo o efetivo na área de Segurança ano após ano, inicialmente, por meio de editais vigentes, e, agora, com os novos concursos.
O chefe do Executivo confirmou que o edital do concurso da Brigada Militar será divulgado no próximo ano, embora não tenha especificado uma data. "Esse concurso acontece em 2025", afirmou Eduardo.
Com a autorização concedida, o próximo passo inclui os preparativos para a escolha da banca organizadora.
Vale lembrar que, em junho de 2023, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul chegou a formar uma comissão organizadora e previa o lançamento dos editais para o segundo semestre daquele ano, o que não ocorreu.
No entanto, o fato de já haver uma comissão criada deve acelerar os preparativos.
"Os editais, com regramentos específicos para concorrência às vagas de cada corporação, bem como as datas e etapas dos processos seletivos serão divulgados em breve, de acordo com o avanço do processo de preparação dos certames", afirmou o governo.
Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
No anúncio que autorizou novos concursos para a Segurança do Rio Grande do Sul, o governo também detalhou os prazos para a convocação dos futuros aprovados.
Na Brigada Militar, as convocações terão início em novembro do próximo ano e se estenderão até abril de 2026.
Confira a seguir os prazos oficiais:
A previsão é de que, até abril de 2026, a ocupação média de vagas no quadro da Brigada Militar alcance 76%, em comparação aos 64% registrados em 2019.
Quer testar os seus conhecimentos para o concurso da Brigada Militar RS? Pratique agora com questões!
Sob a organização da Fundatec, o último concurso Brigada Militar RS teve seu edital publicado em 2021 e ofertou 4 mil vagas para soldados.
O subsídio, na época, era de R$4.689,23 para jornada de 40 horas.
Os candidatos do concurso da Brigada Militar do RS foram avaliados em várias etapas, todas realizadas em Porto Alegre ou na Região Metropolitana.
A primeira etapa consistiu no exame intelectual, que ocorreu no dia 30 de janeiro, no turno da manhã. Nessa fase, os candidatos responderam a 50 questões, que foram distribuídas da seguinte forma:
Para serem aprovados, os candidatos precisaram obter uma pontuação mínima de 50 no total das disciplinas, além de acertar ao menos uma questão em cada matéria.
Apenas os 6 mil candidatos melhor classificados no exame intelectual foram convocados para a segunda etapa, o exame de saúde.
Após essa fase, os candidatos aprovados ainda passaram por testes físicos e psicológicos.
Salário
Até R$ 4.689,22Cargos
2