Concurso Cabo Frio-RJ: banca sai nos próximos dias. Edital este ano
Banca do concurso para a Prefeitura de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, pode ser escolhida nos próximos dias.
Autor:
Publicado em:18/11/2019 às 10:35
Atualizado em:18/11/2019 às 10:35
A banca do concurso Cabo Frio-RJ poderá ser escolhida nos próximos dias. Segundo informações transmitidas pela secretaria de Administração, a prefeitura recebe as propostas das empresas interessadas em organizar a seleção até esta segunda-feira, 18.
Vale ressaltar que o edital com mais de mil vagas está previsto para ser divulgado ainda este ano. O prazo tornou a ser confirmado à reportagem da FOLHA DIRIGIDA nesta segunda. A intenção da prefeitura é abrir o concurso até final de dezembro.
Vale destacar que com o edital sendo divulgado em 2019, as etapas de avaliação deverão ser realizadas ao longo do primeiro semestre de 2020. Além disso, a prefeitura tem um acordo a ser cumprido com o Ministério Público Estadual, o que dá urgência ao concurso.
Quando a banca do concurso para a Prefeitura de Cabo Frio for escolhida, a etapa seguinte será a formalização dos contratos e a redação do edital. Somente com a empresa definida será possível divulgar o cronograma, com prazos de inscrição e datas das provas.
A secretária de Administração, Elicéa da Silveira, falou um pouco a respeito dos trâmites para o concurso por meio de nota:
“Todo o trâmite para a realização do concurso está sendo cuidadosamente estudado para atender às necessidades do interesse público e da gestão da cidade. A equipe trabalha para finalizar o projeto básico sempre com atenção às diretrizes do nosso ordenamento jurídico.”
Concurso tem previsão de 1.114 vagas em todos os níveis
Em junho deste ano a reportagem da FOLHA DIRIGIDA teve acesso ao Projeto Básico do concurso Cabo Frio-RJ, que prevê oferta de 1.114 vagas efetivas. Vale destacar que esse quantitativo pode variar para mais ou para menos até a abertura da seleção.
As oportunidades são distribuídas entre cargos de todos os níveis de escolaridade, abrangendo várias secretarias do Executivo. A previsão é que 143 sejam no nível fundamental, 216 no nível médio, 39 no nível médio/técnico e 714 no nível superior.
Dentre os destaques está a carreira do magistério (docente II), para a qual são previstas 330 vagas efetivas. Também haverá formação de cadastro de reserva para docente I.
Confira o quadro completo de vagas previstas no Projeto Básico:
Escolaridade
Cargo
Nº de vagas
Nível fundamental
Agente de Postura
CR
Auxiliar de Necropsia
duas
Cadastrador Técnico
uma
Coveiro
duas
Cozinheiro
82
Guarda Marítimo e Ambiental
50
Guarda Municipal
seis
Operador de Máquina II
CR
Nível médio
Agente Administrativo
20
Auxiliar de Classe
69
Auxiliar em Saúde Bucal
duas
Cuidador
cinco
Desenhista
CR
Fiscal de Obras
CR
Fiscal de Postura
CR
Fiscal de Transporte
duas
Fiscal Fazendário
cinco
Fiscal Fundiário
CR
Fiscal Sanitário
quatro
Fiscal
24
Inspetor de Alunos
54
Inspetor Escolar
23
Secretário Escolar
oito
Nível médio/ técnico
Técnico de Enfermagem
28
Técnico de Necropsia
uma
Técnico de Laboratório
duas
Técnico de Radiologia 30h
CR
Técnico Massagista
oito
Gestor Ambiental
CR
Nível superior
Arquiteto
uma
Assistente Jurídico 20h
cinco
Assistente Social 20h
seis
Biólogo 20h
duas
Docente I
CR
Docente II
330
Economista
duas
Enfermeiro
34
Engenheiro Ambiental
uma
Engenheiro Civil
CR
Engenheiro 20h
CR
Farmacêutico 20h
CR
Fisioterapeuta 20h
três
Fonoaudiólogo
sete
Médico de Ambulatório
106
Médico Módulo de Família
CR
Médico Socorrista
148
Nutricionista
uma
Odontólogo
sete
Orientador Educacional
31
Procurador Jurídico
cinco
Psicólogo
duas
Supervisor Escolar
22
Turismólogo
uma
Ainda segundo consta no Projeto Básico, a prefeitura estima que o concurso atraia cerca de 40 mil candidatos, sendo 10 mil para cargos de nível fundamental, 20 mil no nível médio e 10 mil no nível superior.
O valor das taxas de inscrição não consta no documento. Mas, sabe-se que haverá possibilidade de isenção para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Candidatos farão provas de Conhecimentos Gerais e Específicos
Outra informação que depende da escolha da banca para ser definida é o conteúdo programático das provas. As disciplinas e estrutura completas das etapas de avaliação serão divulgadas somente no edital de abertura.
Porém, o Projeto Básico já adianta que haverá aplicação de provas abrangendo Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. As questões da primeira parte terão peso 1 e da segunda parte, peso 2.
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório. Para ser habilitado o candidato precisará acertar metade das questões de cada uma das partes do exame (Geral e Específica).
A nota final corresponderá à média das notas de cada parte. Para não eliminado o candidato ainda precisará atingir, pelo menos, 6 pontos nessa média.
Como referência de estudos os futuros concorrentes podem tomar o edital do último concurso da Prefeitura de Cabo Frio, realizado em 2009. A seleção ofertou mais de 2 mil vagas e contou com as seguintes etapas:
prova objetiva;
análise de títulos para professores;
teste de aptidão física, para guardas municipais.
Na prova objetiva, as disciplinas variavam de acordo com o nível de escolaridade e a área concorrida, sendo Língua Portuguesa comuns a todas as carreiras. Saiba mais:
No início do ano a prefeitura abriu uma seleção para temporários com o objetivo de criar um cadastro de reserva para diversos cargos de todos os níveis de escolaridade. Mas o processo seletivo foi composto apenas por prova de títulos.