Concurso Cabo Frio-RJ: confira tudo sobre o cargo de guarda marítimo

Conheça os detalhes sobre o cargo de guarda marítimo e ambiental oferecido no concurso da Prefeitura de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Autor:
Publicado em:02/07/2019 às 15:03
Atualizado em:02/07/2019 às 15:03

De acordo com o projeto básico do concurso para a Prefeitura de Cabo Frio-RJ, ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso exclusivo, um dos cargos de nível fundamental com maior oferta é para a função de guarda marítimo e ambiental. Ao todo, serão 50 vagas.

Os últimos editais para concursos da prefeitura não trouxeram chances para esse cargo, o que aumenta ainda mais a expectativa dos concorrentes para essa oportunidade. Mas você sabe quais são as principais atividades desenvolvidas por esses profissionais, além de outras informações acerca dessa vaga?

FOLHA DIRIGIDA listou alguns detalhes sobre essa função para te ajudar a descobrir se este é ou não o cargo mais adequado para você concorrer no concurso Cabo Frio-RJ 2019. Confira!

A Guarda Marítima é subordinada à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. A superintendência do departamento é subdividida em duas frentes de atuação: Departamento de operações Marítimas e Departamento de Operações Ambientais.

Basicamente, a função do guarda marítimo é fiscalizar o tráfego de embarcações nas áreas adjacentes às praias litorâneas, lacustres e fluviais do Município e prestar socorro e salvamento às vitimas de acidentes náuticos. Além de prover medidas preventivas de proteção ao meio ambiente.

Conforme está descrito na Lei Complementar de 2012, que institui o plano de cargos, carreira e remuneração dos servidores desta categoria, entre outras, o cargo exige o nível fundamental (1° ao 9° ano). A carga de trabalho dos profissionais é de 40 horas por semana.

No entanto, o titular do órgão de lotação do servidor pode instituir um regime de trabalho diferenciado, em uma das seguintes formas:

• Regime de expediente diário: não superior a 8 horas de serviço; ou
• Regime especial de trabalho, por escala de plantões:

a) 12 x 60 (doze horas trabalhadas por sessenta horas de descanso);
b) 24 x 48 (vinte e quatro horas trabalhadas por quarenta e oito horas de descanso);
c) 24 x 72 (vinte e quatro horas trabalhadas por setenta e duas horas de descanso).

Todos os servidores, independentemente do regime de trabalho, têm direito a um adicional por horas excedentes à carga horária de 40 horas. A remuneração dos profissionais é composta pelo vencimento básico mais 40% de adicional de risco de vida.

FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a prefeitura para saber qual é a atual remuneração para a carreira. Entretanto, não obteve resposta até o fechamento dessa matéria.

♦ Concurso Cabo Frio-RJ: saiba como foram as provas da seleção anterior

Cabo Frio-RJ
Concurso oferece, ao todo, 1.014 vagas (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Prefeitura ainda ofertará outras 964 vagas

Além das 50 vagas para guarda marítimo e ambiental, a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, terá uma oferta de mais 964 vagas, divididas por cargos de todos os níveis. Desse total, 143 são para o nível fundamental, 216 para o nível médio, 39 para técnico e 714 para o nível superior.

Lembrando que o número de vagas ainda pode ser alterado até a publicação do edital, embora não haja expectativa de modificação. Além das vagas imediatas, serão oferecidas oportunidades para formação de cadastro de reservas. 

Os aprovados em cadastro poderão ser convocados ao longo do prazo de validade do concurso que será de dois anos. O período ainda poderá ser prorrogado por mais dois anos, a critério da prefeitura.

O processo para escolha da organizadora do concurso já foi iniciado. A prefeitura está recebendo as propostas das interessadas e nas próximas semanas deve anunciar a vencedora.

Invista na sua preparação para o concurso

Projeto básico do concurso apresenta alguns detalhes da seleção

Ainda de acordo com o projeto básico, a prefeitura estima que 40 mil pessoas se candidatem ao concurso, sendo 10 mil inscritos para cargos de nível fundamental, 20 mil para nível médio e técnico e 10 mil para o nível superior.

Os concorrentes serão avaliados por meio de provas objetivas, com questões de Conhecimentos Gerais e Específicos. A avaliação terá caráter habilitatório e classificatório. 

Para ser classificado, será preciso, acertar, no mínimo, 50% das questões de cada uma das provas. Enquanto as provas de Conhecimentos Gerais terão peso um, as questões específicas terão peso dois.

Para chegar à média final, será feito o cálculo da média ponderada das notas obtidas em cada uma. Para ser habilitado, será preciso alcançar seis pontos, pelo menos.

Confira a distribuição completa das vagas do concurso para Cabo Frio-RJ

Escolaridade Cargo Nº de vagas
Nível fundamental Agente de Postura CR
Auxiliar de Necropsia duas
Cadastrador Técnico uma
Coveiro duas
Cozinheiro 82
Guarda Marítimo e Ambiental 50
Guarda Municipal seis
Operador de Máquina II CR
Nível médio Agente Administrativo 20
Auxiliar de Classe 69
Auxiliar em Saúde Bucal duas
Cuidador cinco
Desenhista CR
Fiscal de Obras CR
Fiscal de Postura CR
Fiscal de Transporte duas
Fiscal Fazendário cinco
Fiscal Fundiário CR
Fiscal Sanitário quatro
Fiscal 24
Inspetor de Alunos 54
Inspetor Escolar 23
Secretário Escolar oito
Nível médio/ técnico Técnico de Enfermagem 28
Técnico de Necropsia uma
Técnico de Laboratório duas
Técnico de Radiologia 30h CR
Técnico Massagista oito
Gestor Ambiental CR
Nível superior Arquiteto uma
Assistente Jurídico 20h cinco
Assistente Social 20h seis
Biólogo 20h duas
Docente I  CR
Docente II 330
Economista duas
Enfermeiro 34
Engenheiro Ambiental uma
Engenheiro Civil CR
Engenheiro 20h CR
Farmacêutico 20h CR
Fisioterapeuta 20h três
Fonoaudiólogo sete
Médico de Ambulatório 106
Médico Módulo de Família CR
Médico Socorrista 148
Nutricionista uma
Odontólogo sete
Orientador Educacional 31
Procurador Jurídico cinco
Psicólogo duas
Supervisor Escolar 22
Turismólogo uma