Em nota publicada, é informado que o presidente da Câmara, Nitinho Vitale (PSD), anunciou, na manhã desta quinta-feira, 15, que diretores administrativos da Casa já tratam com a banca FGV para redefinição de um cronograma para realização das provas do concurso ainda no segundo semestre de 2021.
Presente na reunião, realizada de forma virtual, o superintendente de Relações Institucionais da Câmara, Jorginho Araujo, afirmou que a Casa e a comissão do concurso estarão em contato permanente com a FGV.
“Definiremos um novo cronograma e, em seguida, escolheremos a nova data, em conjunto. Divulgaremos em breve”, disse.
Ele lembrou, ainda, que em decorrência da suspensão das provas durante a alta de contágio da pandemia, os candidatos desistentes foram orientados a requerer a devolução da taxa de inscrição. " O reembolso foi realizado em fevereiro deste ano", reafirmou o superintendente.
Para que possa divulgar o novo cronograma, a representante da FGV explicou que será necessário refazer a contabilidade de inscritos e, em observância ao novo contingente, haverá a contratação de espaços físicos e de pessoal que irá trabalhar no dia da aplicação das provas.
“Aos poucos, e seguindo os decretos de prevenção do coronavírus, os concursos públicos estão sendo realizados pelo país. E aqui acontecerá também, seguindo todas as normas de segurança sanitária”, justificou Juliana.
Ainda segundo a publicação da Câmara, Sônia, presidente da comissão do concurso, e Jôsy, superintendente Executiva, agradeceram a disponibilidade da representante da FGV e afirmaram que a equipe está alinhada para dar seguimento aos processos.
"A Casa tem total confiança na banca realizadora do concurso. Não haverá problemas para montarmos o novo cronograma para poder realizar o certame ainda este ano", garantiu Jôsy.
Como serão as provas da Câmara de Aracaju?
Os concorrentes deverão passar por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Quando o edital foi lançado, as provas estavam previstas para acontecerem na própria capital.
As avaliações serão compostas por questões de múltipla escolha, distribuídas conforme o nível de escolaridade:
Nível médio - 60 questões:
Língua Portuguesa - 20 questões;
Raciocínio Lógico - 10 questões;
Conhecimentos Específicos - 30 questões.
Nível superior - 70 questões:
Língua Portuguesa - 24 questões;
Legislação Específica - 10 questões;
Conhecimentos Específicos - 36 questões.
Procurador - 80 questões:
Língua Portuguesa - 30 questões;
Legislação Específica - 10 questões;
Conhecimentos Específicos - 40 questões.
Estudando para concursos? A gente pode te ajudar!
Vem com a Folha Cursos!
Concurso da Câmara de Aracaju seleciona para 52 vagas
Publicado em 2020, o edital da Câmara de Aracaju é para o preenchimento de 52 vagas. As oportunidades estão distribuídas por cargos de níveis médio e superior. As remunerações chegam a R$2,3 mil.
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros. Os aprovados deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Este é o primeiro concurso aberto pelo Legislativo de Aracaju em mais de 30 anos.
Do total de vagas, são 34 oportunidades imediatas para os níveis médio e 18 para nível superior. Além disso, há previsão de formação de cadastro de reserva, a ser usado durante o prazo de validade do concurso.