Concurso Câmara de Florianópolis SC: comissão organizadora é formada

A comissão organizadora do novo concurso Câmara de Florianópolis SC foi nomeada no Diário Oficial do Município de 4 de fevereiro. Confira!

Autor:
Publicado em:06/02/2020 às 07:20
Atualizado em:06/02/2020 às 07:20

A Câmara Municipal de Florianópolis, na capital de Santa Catarina, já iniciou os trâmites internos para abertura de um novo concurso público após mais de 30 anos. Na terça-feira, 4, foi publicada no Diário Oficial da Cidade a comissão organizadora do edital.

Esse é o primeiro passo para começar os trabalhos de levantamento de vagas e impacto orçamentário. A comissão é formada por cinco servidores, que deverão promover estudos técnicos e coordenar a contratação da banca organizadora.

O grupo também será responsável por elaborar o projeto básico do concurso Câmara de Florianópolis SC, que funciona como um espelho para o edital. Ele informa, por exemplo, o número de vagas, cargos, escolaridades, salários e etapas de seleção. Esse documento é usado na licitação para escolha banca.

As instituições participantes propõem seus preços com base nos dados constantes no projeto básico. Em geral, a que apresenta o menor valor e atende aos requisitos é contratada. Assim, ganha o direito de receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.  

O novo concurso foi anunciado em coletiva de imprensa no dia 31 de janeiro. A oferta será de 29 vagas efetivas para reposição de servidores, das quais oito serão para preenchimento imediato.

Câmara de Florianópolis SC inicia preparativos de concurso após
mais de 30 anos (Foto: Câmara de Florianópolis SC)

 

Nesse caso, as oportunidades imediatas serão para as carreiras de engenheiro civil (uma), auxiliar técnico de engenharia (uma), programador de computador (uma), redator legislativo (uma), técnico legislativo (duas) e procurador (duas).

As demais 21 chances serão de formação de cadastro de reserva nos cargos de almoxarife, assistente administrativo, contador, desenhista/ projetista, técnico em contabilidade e técnico em administração.

A meta do Legislativo é repor o déficit originado pelas aposentadorias que devem ocorrer nos próximos anos.  A Casa ainda não informou as escolaridades e salários atualizados.

+ Câmara de Florianópolis SC confirma novo concurso após 30 anos
+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação

Concurso Câmara de Florianópolis SC: edital deve sair até junho

A expectativa dos parlamentares é que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre deste ano. Para o então presidente da Casa, Roberto Katumi (PSD), este é “mais um momento em que a Câmara constrói avanços e derruba entraves que se mantinham como insuperáveis há décadas”.

Ele classificou que o concurso público será muito importante para ajudar no avanço do uso de novas tecnologias dentro do Legislativo Municipal. O processo de digitalização foi ampliado a partir de 2019, mas ainda tem várias áreas em que pode avançar.

O último concurso para efetivos da Câmara de Florianópolis SC ocorreu na década de 80. Paralelo a isso, nos últimos dois anos, o Legislativo teve cerca de 20 aposentadorias. O que indica uma diminuição de cerca de 20% no seu quadro de efetivos.

Parte das vacâncias mais antigas foi substituída pela contratação de terceirizados, mas há atividades específicas, sobretudo as que exigem maior conhecimento técnico, que demandam profissionais concursados. 

Katumi deixou a presidência da Casa no dia 3 de fevereiro, e a autorização para o concurso foi a última ação do seu mandato. O vice-presidente, vereador Fábio Braga (PTB), destacou, durante coletiva, o desempenho do parlamentar dando prioridade aos projetos que estavam parados na Casa.

“Essa foi uma das prioridades da Mesa Diretora, mas que foi trazida pelo Katumi como essencial para dar respostas às demandas da cidade. E é isso que a população pede para os vereadores, celeridade aos assuntos que fazem e que ajudam no desenvolvimento de Florianópolis,” afirmou.