Concurso Petrobras terá 211 convocados nas regiões Sul e Nordeste
Das 854 convocações previstas para o último concurso Petrobras, 211 serão para as regiões Sul e Nordeste. Confira!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:19/02/2025 às 11:32
Atualizado em:19/02/2025 às 11:42
Está em andamento a primeira convocação deste ano do concurso Petrobras para nível médio/técnico. Ao todo, serão chamados 854 aprovados, sendo 211 para as regiões Sul e Nordeste.
De acordo com os dados informados pela Petrobras à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, as convocações serão distribuídas da seguinte forma:
região Sul: 126; e
região Nordeste: 85.
Na região Sul, as contratações serão direcionadas aos municípios de Araucária (PR), Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Já no Nordeste, serão para as cidades de Ipojuca (PE) e Recife (PE).
Presidente da Petrobras destaca importância de novos empregados
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que o ingresso de empregados é fundamental para novos projetos de investimentos.
O planejamento da estatal é que os admitidos este ano sejam direcionados, em sua maioria, para as áreas de Processos Industriais e de Exploração e Produção.
Conforme informado pela Petrobras, as admissões atendem às necessidades da empresa em um momento de retomada e expansão de investimentos em várias regiões do país.
"O Plano de Negócios Petrobras 2025-2029, com mais de 111 bilhões de dólares de investimentos previstos, tem potencial estimado de gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos em 5 anos, através de projetos rentáveis de exploração e produção, diversificação do parque industrial, transição energética justa e sustentabilidade."
Entenda como funciona a lotação dos aprovados no concurso
No ato da inscrição do processo, foi preciso fazer a escolha por uma região (Sudeste, Sul e Nordeste). A partir dessa opção, é possível o profissional seja lotado em qualquer uma das unidades da Petrobras nesses locais.
Segundo Danilo Garbazza, que atualmente ocupa o cargo de gerente de Atração e Gestão de Talentos, a lotação exata só será definida depois do curso de formação.
“Na etapa final do curso de formação, a gente faz o processo de alocação, em que é analisada a demanda da Petrobras naquele momento, como precisamos alocar e distribuir as pessoas para atender as necessidades. Também analisamos, é claro, os interesses dos empregados. E a gente faz essa combinação entre as necessidades da companhia e os interesses dos empregados. Buscamos fazer um match da melhor maneira possível”, disse.
Concurso Petrobras tem mais de 5 mil vagas no cadastro de reserva
Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
Química de Petróleo; e
Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).
Para se inscrever foi necessário ter curso técnico nas áreas especificadas no edital.
O concurso teve provas aplicadas no dia 24 de março, com questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Dos 161.460 inscritos, mais de 56 mil não compareceram às provas.
A remuneração mínima inicial é de R$5.878,82 mais benefícios, como plano de saúde, suporte educacional para dependentes e participação nos lucros e resultados (PLR).
Confira a entrevista na íntegra com o gerente da Petrobras a seguir:
Próximo concurso Petrobras já tem banca contratada
A Petrobras tem contrato ativo com a Fundação Cesgranrio até julho de 2028, sendo a responsável pela organização dos editais nesse período.
Qconcursos Folha Dirigida acessou o contrato, que sinaliza que a banca ficará encarregada dos "serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados aos processos seletivos".
Em resposta à reportagem, a Petrobras comentou sobre a contratação da banca:
"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. (...) O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", disse a empresa.
Ainda que o novo concurso não esteja confirmado oficialmente, fontes apontam que o próximo edital já está sendo planejado e deve sair neste ano de 2025. Os cargos, requisitos e áreas ainda não foram revelados.