Com previsão de novo concurso, Câmara de Teresina PI forma comissão
Com novo edital previsto e com intuito de dar continuidade aos trabalhos, uma nova comissão está formada para o concurso Câmara de Teresina.
Autor:
Publicado em:06/08/2021 às 09:12
Atualizado em:06/08/2021 às 09:12
Com um novo concurso Câmara de Teresina PI previsto, a Casa Legislativa formou uma comissão organizadora. A equipe ficará responsável pela continuidade dos trabalhos referentes ao edital de 2020, podendo inclusive atualizar informações em relação à próxima seleção.
A comissão conta com os seguintes membros titulares:
Daniel Sousa Alves (procurador chefe, representando a Procuraria Legislativa da Câmara Municipal de Teresina);
Enzo Samuel Alencar Silva (vereador de Teresina);
Deolindo Moura Neto (vereador);
Diego Valério Santo (advogado, membro indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil – secção do Piauí);
Juraci José Rodrigues (auxiliar legislativo, presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Teresina - SINDICAMT); e
Daylan Ribeiro de Sousa (assistente legislativo, membro representando os servidores efetivos da Câmara de Teresina.
Além dos titulares, a comissão contará com os suplentes e vereadores Edilberto Borges de Oliveira e Bruno Galisa Vilarinho Soares.
A formação da nova comissão ocorre um mês após o presidente da Casa Legislativa, o vereador Jeová Alencar, confirmar a possibilidade de um novo concurso Câmara de Teresina.
Segundo o vereador, o concurso ocorrerá em 2022, mas as vagas e os cargos serão anunciados ainda este ano, no mês de setembro.
"Também já temos o orçamento garantido para o concurso, agora vamos montar uma comissão para fazer o levantamento das necessidades da Casa e, até setembro já podemos dizer quantas vagas e quais poderemos ofertar", disse em julho deste ano.
No momento, a Câmara de Teresina está com um concurso em andamento para os cargos de: assistente legislativo (nível médio) e procurador legislativo, assessor jurídico legislativo e analista de informática (nível superior).
Desta forma, o próximo concurso poderá contar com oportunidades para assistente técnico legislativo (nível médio) e administrador, contador e comunicador social (superior).
Isso porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 (LDO) trouxe a previsão de oportunidades tanto para as carreiras que são oferecidas no concurso atual quanto as citadas acima. Desta forma, por não terem sido contempladas no último edital, elas podem ser oferecidas na próxima seleção.
Concurso Câmara de Teresina teve provas em julho
Os candidatos do atual concurso Câmara de Teresina são avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (cargos de nível superior), além de um exame de títulos (procurador).
As provas objetivas e discursivas ocorrerão em julho, no dia 25. Os gabaritos já estão disponíveis para consulta, no site do Instituto AOCP , organizador.
A prova objetiva contou com 40 questões, que, dependendo do cargo, abordaram as disciplinas de:
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico e Matemático;
Legislação Municipal; e
Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva do procurador legislativo foi composta por um parecer jurídico/peça judicial, além de questões de Conhecimentos Específicos.
Por outro lado, o assessor jurídico legislativo teve que elaborar um parecer jurídico e responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Específicos. O analista também respondeu a duas perguntas discursivas específicas.
Para ser aprovado na objetiva é necessário ter alcançado, pelo menos, 50 pontos ou mais. Serão corrigidos somente os exames discursivos dos candidatos de nível superior que estiverem entre os 50 primeiros habilitados na primeira prova.
Os aprovados, em ambas as avaliações, no cargo de procurador, serão convocados para o exame de títulos.
Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e as convocações terão início. Durante todo o prazo de validade da seleção, os aprovados poderão ser convocados.
O concurso Câmara de Teresina PI oferece nove vagas para candidatos dos níveis médio e superior. As remunerações variam entre R$2.066,15 e R$6.008,70, para jornadas de 30 horas.