Concurso Câmara de Teresina PI é aprovado por emenda ao PLDO

O concurso Câmara de Teresina PI foi aprovado no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), em em segunda votação, pela CMT.

Autor:
Publicado em:14/07/2022 às 08:52
Atualizado em:14/07/2022 às 08:52

concurso Câmara de Teresina PI está, oficialmente, aprovado no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do Estado. A aprovação ocorreu na última quarta-feira, 13, após segunda votação feita pela Casa Legislativa à proposta. 

O PLDO estabelece as diretrizes para a elaboração do Orçamento de 2023, incluindo assim metas e prioridades da Administração Municipal, além das despesas e riscos fiscais.

Por meio de uma emenda aprovada, o PLDO assegura a realização do novo concurso público para a Câmara Municipal

"Tivemos duas emendas apresentadas e uma emenda aprovada, que foi a emenda da própria casa em relação à previsão do concurso público para a Câmara Municipal", comentou o vereador Alan Brandão (PDT), relator do projeto de lei.

Com a aprovação, o PLDO será agora usado como base para a elaboração da LDO, que servirá para o desenvolvimento da Lei Orçamentária Anual (LOA). Neste último caso, será definido o orçamento para o ano seguinte.

Apesar do PLDO ter sido aprovado somente agora, desde maio, o presidente da Casa e vereador, Jeová Alencar, já garantia a realização do concurso Câmara de Teresina PI, considerando a aprovação do orçamento para isso.

Concurso Câmara de Teresina PI terá 18 vagas

Segundo Jeová Alencar, o edital será publicado ainda este ano, com oferta de 18 vagas. Além disso, desde o primeiro semestre, uma comissão já trabalha nos trâmites para a realização do concurso.

As oportunidades serão distribuídas pelos cargos de técnico legislativo, fotógrafo, jornalista e as áreas Administrativa, Contábil e de Tecnologia.

Os cargos mencionados confirmam a previsão da LDO 2020. Na época, o texto trouxe oportunidades tanto para as carreiras que foram oferecidas no último concurso quanto as citadas acima.

Desta forma, por não terem sido contempladas no último edital, elas podem ser oferecidas na próxima seleção. São elas: assistente técnico legislativo (nível médio) e administrador, contador e comunicador social (superior). A área de TI também está prevista.

Novo concurso Câmara de Teresina PI está previsto para este ano (Foto: Divulgação)
Novo concurso Câmara de Teresina PI
está previsto para este ano (Foto: Divulgação)

 

Resumo sobre o concurso

  • Órgão: Câmara de Teresina PI
  • Cargos: assistente técnico legislativo, administrador, contador e comunicador social
  • Vagas: 18
  • Requisito: níveis médio e superior
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Edital: previsto para 2022

Veja como foi o último concurso Câmara de Teresina PI

Com organização do Instituto AOCP, os candidatos do último concurso Câmara de Teresina foram avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (cargos de nível superior), além de um exame de títulos (procurador).

Na prova objetiva foram cobradas 40 questões, que, dependendo do cargo, abordaram as disciplinas de: 

  • Língua Portuguesa; 
  • Raciocínio Lógico e Matemático; 
  • Legislação Municipal; e 
  • Conhecimentos Específicos.

Já a prova discursiva do procurador legislativo foi composta por um parecer jurídico/peça judicial, além de questões de Conhecimentos Específicos.

Por outro lado, o assessor jurídico legislativo teve que elaborar um parecer jurídico e responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Específicos. O analista também respondeu a duas perguntas discursivas específicas.

O concurso Câmara de Teresina PI ofereceu nove vagas para candidatos dos níveis médio e superior. As remunerações variaram entre R$2.066,15 e R$6.008,70, para jornadas de 30 horas.