A União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (Avep) realizará um concurso unificado, com oferta de, aproximadamente, 200 vagas. O concurso das Câmaras Piauienses deve contar com oportunidades para até 30 Casas Legislativas.
O edital está previsto para ser publicado ainda este ano. A banca organizadora já foi contratada, sendo o Instituto Legatus.
Segundo a Avep, na próxima sexta-feira, 25, termina o prazo para que as Câmaras Municipais manifestem o interesse em participar do concurso unificado.
De acordo com o presidente da Avep, vereador José Cardoso, após o término do prazo, será finalizado o levantamento de cargos.
A expectativa é para que sejam oferecidas vagas para porteiro, auxiliar de limpeza e cargos administrativos, sendo o foco principal a carreira de controlador interno, que deverá contar com oportunidades em todas as Casas Legislativas.
"Cada câmara vai definir os cargos, mas é importante ressaltar que o objetivo desse concurso é a contratação de controlador interno, que é obrigação e existe recomendação do Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União, porque são vagas que devem ser preenchidas por funcionários efetivos com rodízio de dois anos, mas algumas câmaras não seguem isso, o que gera problemas com o TCE", explicou José Cardoso.
Ainda de acordo com o presidente da Avep, o concurso unificado permite que as Casas Legislativas não precisem se preocupar com o orçamento para a contratação dos serviços, dificuldade que a maioria das câmaras vinham enfrentando.
"O unificado permite a otimização dos custos para operacionalizar o certame", disse.
A aplicação das provas do concurso das Câmaras Piauienses ocorrerá no mesmo dia e será feita de forma regionalizada.
As Câmaras Municipais que, eventualmente, queiram aderir ao concurso unificado poderão fazê-lo entrando em contato com a Avep ou com o próprio Instituto Legatus, por meio do telefone (86)3305-5779 e e-mails atendimento@institutolegatus.com.br ou lucas.belchior@institutolegatus.com.br.
para dezembro (Foto: Divulgação)
Concurso Câmara de Teresina PI é adiado para 2023
Apesar de não estar confirmado, o concurso Câmara de Teresina PI não deve entrar na seleção unificada da Avep. Pelo menos, é o que indicou o presidente da Casa Legislativa, vereador Jeová Alencar. Segundo ele, o próximo edital deve sair em 2023.
"Nós montamos uma equipe aí, acredito, embora já esteja encerrando o nosso mandato, mas acredito que deixarei já tudo pronto para um próximo concurso no próximo ano", disse.
Desta forma, caberá ao próximo presidente realizar a seleção, que foi aprovada, em julho deste ano, no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do Estado.
Ainda este ano, o presidente da Casa antecipou o número de oportunidades para o próximo edital. Segundo ele, serão oferecidas 18 vagas, nos cargos de técnico legislativo, fotógrafo, jornalista e das áreas Administrativa, Contábil e de Tecnologia.
Por não terem sido contempladas no último edital, essas carreiras podem ser oferecidas na próxima seleção. São elas: assistente técnico legislativo (nível médio) e administrador, contador e comunicador social (superior). A área de TI também está prevista.












