Concurso CBMERJ: candidatos relatam falhas na prova de soldado

Candidatos criticam a prova de soldado do concurso CBMERJ, com relatos de questões confusas, erros de gabarito e problemas de organização. Veja!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:02/10/2025 às 13:10
Atualizado em:02/10/2025 às 13:10

As provas objetivas do concurso CBMERJ para soldado, de nível médio, foram aplicadas no último domingo, 28 de setembro. No entanto, a etapa tem gerado fortes críticas de candidatos e professores, que apontam problemas de organização e falhas no conteúdo da avaliação.


Segundo relatos recebidos pelo Qconcursos Folha Dirigida, houve desde atrasos no início da aplicação até erros de elaboração das questões.


Muitos participantes afirmam que tiveram o tempo de prova prejudicado, além de enfrentarem enunciados confusos, questões fora do edital e até perguntas com mais de uma resposta possível.


Professor pedem anulação da prova de Matemática

O professor Thiago Nicol, que leciona a disciplina de Matemática, avaliou a prova e disse ter identificado 13 questões com problemas. Dessas, seriam 12 passíveis de anulação e uma de alteração do gabarito.

“Sao muitas questões com problemas, sobretudo em função de textos mal formulados, que geram duplas interpretações, e questões com conteúdos que estão fora do conteúdo programático do edital . O correto seria o Idecan e os Bombeiros RJ anularem a prova de Matemática e reaplicá-la em outra data, tendo mais zelo na elaboração das questões”, disse Nicol.

De acordo com ele, questões como a de número 32 (na prova D) apresentaram duas possibilidades de resposta, enquanto outras, como a 33, 36, 37, 39, 46, 48, 49, 50, 53, 55 e 56, deveriam ser anuladas.


Já a questão 41, segundo a análise, precisa ter o gabarito alterado de “letra A” para “letra E”.


No total, a prova objetiva do concurso CBMERJ contou com 60 questões de múltipla escolha, sendo:

  • 30 questões de Língua Portuguesa; e
  • 30 questões de Matemática.

Dessa forma, se todas as questões apontadas pelos professores forem anuladas, quase metade das questões de Matemática seriam afetadas.


“Falta de respeito com o concurseiro”, diz candidato

Candidatos que participaram do concurso CBMERJ afirmam que a organização deixou a desejar. Em alguns locais, a prova começou com atraso de até meia hora, sem que o tempo fosse devidamente reposto. Um candidato relatou que só recebeu o cartão-resposta meia hora após o início:

“O cartão-resposta foi entregue depois que a prova já tinha começado. Isso fez eu perder tempo importante, que não foi recuperado”, contou um candidato ouvido pela reportagem.

Outros participantes relataram interrupções constantes durante a avaliação. “Toda hora era para tirar digital, depois tirar foto, depois assinar malote. Isso deveria ter sido feito antes da prova”, disse outro candidato.


Em Piedade, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, um episódio ainda mais grave foi registrado: a energia acabou quando faltava cerca de uma hora para o término.

“Tive que marcar o gabarito no escuro. Pode ser que eu tenha errado respostas por não enxergar direito. Foi muito complicado”, relatou um concorrente.

Para ser considerado aprovado, é preciso ter alcançado 30 pontos ou mais, no total da prova.

Candidatos do concurso CBMERJ relatam problemas nas provas de soldado

(Foto: CBMERJ)


Questões fora do edital e erros de gabarito

Além da desorganização, candidatos reclamaram de problemas no conteúdo da prova. Jonathan, que fez a prova em Nova Friburgo, destacou a presença de temas não previstos:

“Na parte de Português caiu código linguístico, que não estava no edital. Em Matemática, havia questões com duas respostas possíveis e até uma em que a banca considerou gabarito errado. Foi uma prova cansativa e de difícil interpretação”, disse.

Outro candidato reforçou as críticas:

“Você ia resolver e não achava o gabarito correto. Perdia tempo tentando entender. Foi um descaso total com o concurseiro.”

É importante destacar que os gabaritos das provas já foram divulgados pela banca, na segunda-feira, dia 29. Os candidatos puderam entrar com pedido de recurso nos dias 30 e 1º de outubro, também no site do Idecan.


A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com a banca organizadora, que informou estar apurando os fatos. Até o fechamento desta reportagem, a instituição não retornou com um posicionamento.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Veja como será o TAF do concurso CBMERJ

Os aprovados na prova objetiva serão convocados para o TAF, a ser realizado nos dias 22 e 23 de novembro, tendo uma segunda tentativa prevista para o dia 30 de novembro.


Para esta etapa, serão convocados os 1.440 candidatos mais bem classificados na prova objetiva, respeitada a seguinte ordem:

  • 1.010 na ampla concorrência;
  • 290 na cota de negros e indígenas; e
  • 140 na cota de hipossuficientes.

Os convocados deverão realizar os seguintes exercícios físicos obrigatórios:

  • corrida de meio-fundo: 2.400 metros em 12 minutos;
  • flexão e extensão de MMSS (barra fixa): 3 repetições; e
  • abdominal: 35 repetições em 1 minuto.

Os aprovados ainda serão convocados para as demais etapa, incluindo o Teste de Habilidades Específicas (THE), a ser realizado de 8 a 14 de dezembro, o exame de saúde e o exame documental e de títulos.


THE contará com os seguintes exercícios:

  • teste de apneia voluntária em repouso;
  • teste de apneia voluntária em movimento;
  • nado livre; e
  • flutuação com lastro de 4 kg.

No total, o edital do concurso CBMERJ oferece 144 vagas para o cargo de soldado, na especialidade de Busca e Salvamento.


A carreira de soldado do CBMERJ tem como requisitos, no mínimo, 18 anos de idade no ato da matrícula no curso de formação e o ensino médio completo, até a data da matrícula no curso.


No decorrer do curso de formação, a remuneração do aluno será de R$2.956,40. Após a conclusão das aulas e da formatura, o valor passará para R$5.233,38.


Clique para entrar agora

Carregando...