Concurso Ceasa RS: comissão formada para níveis médio e superior
Concurso Ceasa RS tem comissão formada. Próximo passo será a escolha da banca organizadora.
Autor:
Publicado em:15/03/2021 às 09:09
Atualizado em:15/03/2021 às 09:09
O concurso Ceasa RS já tem comissão organizadora formada! O grupo, que é responsável pelos preparativos e acompanhamento da seleção daqui para frente, foi instituído por meio de publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Presidida pelo gerente administrativo Álvaro Carlos Antunes, o próximo passo da comissão será elaborar o projeto básico do concurso. Este é o documento que traz as informações básicas do edital e é utilizado para contratação na banca.
O concurso para a Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul foi autorizado pelo governador, Eduardo Leite, em janeiro. Como adiantado, serão concorridas dez vagas: duas de nível médio e oito de nível superior.
Confira a publicação da comissão organizadora na íntegra:
Concurso Ceasa RS terá vagas de analista e agente
Das dez vagas autorizadas para o concurso Ceasa RS, oito serão para analista, carreira que exige formação de nível superior em diversas áreas. As vagas serão distribuídas pelas seguintes especialidades:
duas de administrador
duas de advogado
uma de contador
uma de engenheiro agrônomo
uma de engenheiro civil
uma de tecnólogo em Segurança Pública
As outras duas vagas serão para atuar como agente técnico. Neste caso, o requisito para ingressar é o nível médio mais o curso técnico na respectiva área. As oportunidades do próximo concurso serão: uma de técnico em Contabilidade e uma de técnico em Informática.
Os analistas da Ceasa RS possuem vencimento inicial de R$4.379,65 e os agentes técnicos recebem R$2.674,94. Os selecionados no concurso ainda terão direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
Concurso Ceasa RS é aguardado desde 2017
A expectativa pelo concurso Ceasa RS existe desde janeiro de 2017, quando foi aprovado o Plano de Cargos e Salários da instituição. O edital anterior foi publicado há mais de 30 anos.
Em 2018, quando a primeira autorização para o concurso foi divulgada, o termo de referência da seleção (documento que traz informações preliminares sobre as vagas) chegou a ser concluído.
Na época, a previsão era que fossem concorridas 40 vagas, das quais nove seriam de analista e sete de agente técnico. Além disso, o antigo aval também previa oportunidades para agentes administrativos e operacionais.
A nova autorização, porém, contempla apenas as duas primeiras carreiras. O motivo da redução nas vagas não foi especificado.
A Folha Cursos pode te ajudar na preparação para concursos:
Governador anunciou 3.429 vagas em concursos
Diversos concursos RS devem ser anunciados ao longo de 2021. Em janeiro, o governador Eduardo Leite e secretários estaduais anunciaram uma série de medidas, incluindo o aval para 3.429 vagas em concursos públicos e 259 nomeações no estado.
O planejamento inclui ainda o cronograma de nomeações até 2022 na área da Segurança Pública, que foi anunciado no ano passado, além das contratações que estão sendo feitas de forma emergencial para o enfrentamento à Covid-19.
Confira os concursos RS 2021 anunciados, além da Ceasa:
Concurso SES RS - 948 vagas
O concurso da Secretaria da Saúde (SES) terá 948 vagas, sendo 750 especialistas em saúde e 198 técnicos em saúde. Os quadros, segundo o governo, são necessários para ações e serviços executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), organizadas de forma regionalizada e hierarquizada pela SES.
O governo também garantiu que está autorizado o concurso da Secretaria de Educação, com 1.500 vagas para professores.
De acordo com o estado, há elevado número de aposentadorias, com 3.463 publicadas em 2019 e 559 publicadas em 2020. Outras 2 mil ainda aguardam análise e publicação, sendo necessária a substituição do quadro para o atendimento às 2.384 unidades escolares.
Na Procuradoria Geral do Estado estão previstas 19 vagas na carreira de procurador. Há ainda previsão de mais 59 analistas e 31 técnicos administrativos e de informática. Os aprovados da PGE são de concursos de 2016 e 2014.
Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa): 16 vagas
Na Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estão previstas 16 vagas para músicos (solista, assistente e fila). O corpo orquestral apresenta defasagem, demandando contratação de músicos extras e gastos.
Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev) - 72 vagas
O órgão tem previsão de concurso para 72 vagas, sendo 34 analistas em previdência, 34 assistentes em previdência e quatro peritos e auditores médicos.
Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos (IPE Saúde) - 98 vagas
Assim como no IPE Prev, o IPE Saúde tem previsão de concurso para 98 vagas, sendo 51 analistas de gestão em saúde e 47 técnicos de gestão em saúde.
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) - 676 vagas
Na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o último concurso não teve número suficiente de aprovados. O plano de longo prazo prevê uma seleção para a reposição futura da carreira de analistas de planejamento, orçamento e gestão para reverter a situação de apenas 39% de provimento de cargos, sendo estimadas 53 vagas.
Além disso, estão previstas 623 vagas para analistas de projetos e políticas públicas do estado (carreira transversal), sem reposições desde 2018. Essas vagas estão distribuídas em 23 tipos de analistas, sendo eles: