O novo concurso Censipam teve avanços e definiu a banca organizadora que ficará responsável pela seleção. O edital autorizado preencherá 60 vagas temporárias.
O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi o escolhido e a dispensa já consta no Portal Nacional de Contratações Públicas.
Além da escolha da banca, o termo de referência foi anexado e traz uma estimativa de cronograma. O documento revela que o edital está previsto para ser publicado no dia 10 de abril.
Já as provas devem ocorrer em julho, enquanto que a homologação está prevista para setembro.
Veja o cronograma completo:
- Contratação da empresa responsável pelo processo seletivo simplificado: 22/03
- Publicação do edital do processo seletivo simplificado: 10/04
- Aplicação/Realização das provas: 14/07
- Divulgação do resultado do processo seletivo simplificado: 26/08
- Homologação do resultado do processo seletivo simplificado: 2/09
- Solicitação e publicação da autorização: 9/09
As provas do processo seletivo do Censipam serão aplicadas nas seguintes capitais: Brasília DF, Belém PA, Porto Velho RO e Manaus AM.
Também consta no termo de referência que a estimativa é receber 2 mil inscritos. Além disso, o valor cobrado como taxa de inscrição deverá ser de R$80.
Além de prova objetiva, também está prevista a realização de uma avaliação de títulos, cujos critérios serão estabelecidos no edital.
>>Estude para concursos com a Ilimitada do QC por 12x de R$41,90
Concurso Censipam: veja os cargos que serão ofertados
A portaria que autoriza o novo concurso Censipam para temporários foi publicada em outubro do ano passado. O documento revela que as 60 vagas serão para os seguintes cargos:
- técnico de apoio: uma vaga;
- técnico de formação específica: seis vagas;
- analista intelectual: 12 vagas; e
- analista gerencial: 41 vagas.
As contratações serão para atender a encargos temporários e excepcionais desenvolvidos no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
A publicação do edital em abril não deve atrasar. Isso porque a portaria de outubro estabelece um limite de seis meses para a divulgação do edital.

Com banca definida, novo concurso Censipam com 60 vagas temporárias terá provas em julho
(Foto: Ministério da Defesa/Divulgação)
Último concurso Censipam nomeou 50 efetivos
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia foi um dos primeiros órgãos a ter edital autorizado em 2023. Vinculado ao Ministério da Defesa, o Censipam ofertou 200 vagas.
Desse total, 50 eram para provimento imediato e 150 para formar um cadastro de reserva.
Todas as oportunidades eram destinadas à carreira de analista em ciência e tecnologia júnior, em diversas especialidades.
Após aplicadas provas em novembro, o concurso do Censipam já foi encerrado e homologado.
As nomeações das 50 vagas imediatas já foram autorizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A portaria autorizando as chamadas foi publicada em fevereiro deste ano.
Censipam pode chamar mais aprovados
O edital do concurso Censipam também prevê a formação de um cadastro de reserva com 150 vagas, para os mesmos cargos e especialidades.
No entanto, o provimento dessas oportunidades não é obrigatório e poderá ocorrer durante todo o prazo de validade, mediante disponibilidade do órgão.
A validade deste concurso Censipam será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
As oportunidades são efetivas e estão distribuídas pelas cidades de Brasília DF, Belém PA, Manaus AM e Porto Velho RO.
Fique por dentro dos concursos!






















