A assinatura do contrato entre as partes aconteceu no último dia 30 de janeiro, como consta na imagem a seguir:
Na última semana, Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao despacho, que confirma a banca do concurso CNJ, e ao termo do contrato, ambos divulgados publicamente no Portal de Compras do Governo.
O documento não antecipa qual será o quantitativo de vagas, mas confirma que o novo concurso realizará o provimento de cargos de analista judiciário e técnico judiciário.
A expectativa é para que várias áreas possam ser contempladas, mas somente poderão concorrer candidatos com nível superior completo.
De acordo com o documento, o cronograma será elaborado no prazo de dez dias úteis, a contar da data da publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União.
Estimativa de inscritos
O documento que firmou a contratação do Cebraspe também revela que a estimativa é receber 36 mil inscrições, sendo 26 mil para o cargo de técnico judiciário e 10 mil para o analista judiciário.
Os valores a serem pagos pelos candidatos quanto às taxas de inscrição ainda não foram confirmados.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o CNJ revelou que os ajustes finais estão sendo feitos, por parte da comissão organizadora, para a realização do seu concurso CNJ.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Conselho Nacional de Justiça avança com preparativos do novo concurso CNJ
(Foto: Cofen)
Resumo do concurso CNJ
- Órgão: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
- Situação atual: banca contratada
- Banca: Cebraspe
- Cargos: técnicos e analistas
- Vagas: a definir
- Requisitos: nível superior
- Salários: R$9.922,77 e R$15.387,88
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso
Cargos criados no CNJ podem ser preenchidos em novo edital
O quantitativo de vagas do concurso CNJ ainda não foi anunciado. No entanto, sabe-se que, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 683/2023.
O PL cria 70 cargos efetivos para o Conselho Nacional de Justiça, que podem favorecer a realização do concurso CNJ, já que esse preenchimento ocorrerá por meio da seleção.
Dos cargos pleiteados, 50 são de técnico judiciário e 20 para analista judiciário. A proposta é para que a viabilização dos cargos ocorra de forma gradativa, até 2026 e de forma escalonada.
Exercício 2023
Analista Judiciário: 5 vagas
Técnico Judiciário: 12 vagas
Exercício 2024
Analista Judiciário: 5 vagas
Técnico Judiciário: 13 vagas
Exercício 2025
Analista Judiciário: 5 vagas
Técnico Judiciário: 12 vagas
Exercício 2026
Analista Judiciário: 5 vagas
Técnico Judiciário: 13 vagas
A criação dos cargos foi votada pelos conselheiros do CNJ em fevereiro de 2023 e, depois, encaminhada ao Supremo Tribunal Federal.
Último concurso CNJ ocorreu há 12 anos
O último concurso do CNJ para ingresso de servidores efetivos ocorreu há 12 anos. O Conselho Nacional de Justiça ofertou 177 vagas imediatas mais cadastro de reserva, em cargos dos níveis médio e superior.
Para o nível médio, as oportunidades eram para técnico judiciário nas áreas Administrativa e de Programação de Sistemas.
Já no nível superior, as chances foram para analista judiciário nas especialidades Judiciária; Administrativa; Contabilidade; Pedagogia; Analista de Sistemas; Arquitetura; Arquivologia; Biblioteconomia; Engenharia Civil; Estatística; Psicologia; Sociologia.
Veja a seguir a distribuição completa das vagas do último edital:
O antigo Cespe/UnB (atual Cebraspe) foi o responsável pela seleção. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas.
O concurso ficou válido até 2017, após ser finalizado em 2013 e prorrogado em 2015.
Fique por dentro dos concursos!