Concurso Correios: conheça o cargo de carteiro e suas atribuições
O novo edital do concurso Correios é aguardado para ser divulgado este ano. Confira aqui os detalhes da carreira de carteiro!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:24/02/2024 às 09:00
Atualizado em:07/08/2024 às 14:59
O edital do novo concurso Correios pode sair este ano. A empresa pública já iniciou as movimentações para a nova seleção. Com a possibilidade, cresce a expectativa para as vagas e cargos a serem oferecidos.
De acordo com informações compartilhadas com entidades sindicais, a presidência dos Correios confirmou os preparativos para dois editais.
Um deles deverá contemplar vagas para o quadro de carteiro. De acordo com a referência salarial disponibilizada pelos Correios, o aprovado neste posto ingressará com salário inicial de R$2.256,18.
Ao longo da progressão na carreira, a remuneração do funcionário ocupante do quadro poderá chegar aR$7.459,67.
Para ingressar na carreira, será preciso possuir o nível médio completo.
O que faz um carteiro?
Conforme indicado no Plano de Cargos e Salários, o aprovado no concurso Correios, para a especialidade de carteiro, ficará responsável por diversas atividades, incluindo:
executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferência, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços previstos no portifólio da empresa, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas, inclusive as de segurança, para atender o plano de trabalho estabelecido pela companhia;
operacionalizar o processo produtivo telemático, relativo à distribuição, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela empresa;
relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão;
participar em caráter eventual e opcional de campanhas promocionais e sociais da Empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da empresa;
executar as atribuições relativas ao atendimento e vendas nas Unidades de pequeno porte, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela companhia; e
executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade para atender o plano estratégico da empresa.
Edital em março seria o ideal, diz presidente sobre concurso Correios
No final do mês passado, o presidente dos Correios, Fabiano Silva, reuniu-se com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).
Entre os diversos assuntos tratados, a realização de um novo concurso dos Correios foi pauta do encontro.
Na ocasião, o presidente dos Correios reconheceu a necessidade de acelerar a realização do concurso público e afirmou que ele entende que o edital deveria ser publicado em março.
Apesar do posicionamento, o presidente dos Correios destacou que antes do novo edital, diversas questões administrativas deveriam ser resolvidas, como o novo Plano de Cargos e Salários, mensuração da necessidade de distritos e plano de saúde.
A expectativa, segundo informou Fabiano Silva, é de que o edital seja divulgado ainda em 2024, pois, de acordo com ele, esforços orçamentários estão sendo feitos para viabilizar o novo concurso dos Correios.
Prepare-se para o concurso Correios. Comece agora os estudos!