Porém, Fabiano Silva também pontuou problemas que devem ser solucionados antes do concurso, como o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), mensuração de necessidades de distritos e plano de saúde.
Ele disse ainda que o ano passado foi difícil por conta do orçamento, mas que em 2024 está sendo feito um esforço para avançar. Para que o edital seja publicado, os Correios também devem contratar a banca responsável pela aplicação das provas do concurso.
No dia 25 de janeiro, em evento comemorativo ao Dia do Carteiro e da Carteira, Fabiano Silva confirmou a abertura de um novo concurso em 2024.
"Iniciamos um grupo de trabalho para discutir PCCs. Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar um concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa", disse o presidente.
O número de vagas, os cargos, requisitos e salários ainda não foram revelados.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!0
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/21d410a1-f25f-4dac-8282-48db87e27fbc/concurso-correios-2024-foto-agencia-brasil.png)
Correios preparam novo concurso público para este ano
(Foto: Agência Brasil)
Durante o evento, o presidente ressaltou as conquistas junto aos sindicatos, que enfatizou o reajuste salarial e a retirada dos Correios do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do antigo Ministério da Economia, que reunia estatais a serem privatizadas.
Concurso Correios tem mais de um edital previsto
Em outra reunião com entidades sindicais no dia 26 de janeiro, a presidência dos Correios confirmou os preparativos para dois editais.
O primeiro será focado para o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Os trâmites estão mais avançados, em fase de análise das propostas.
A oferta será para os cargos de:
- médico;
- engenheiro;
- enfermeiro;
- técnico; e
- auxiliar.
No caso de técnico e auxiliar, o requisito será o nível médio/técnico. Já os cargos de médico, engenheiro e enfermeiro serão para graduados nas respectivas áreas.
O segundo edital do concurso Correios será mais abrangente, para os demais cargos. No momento, a empresa pública faz uma análise preparatória, com cronograma e vagas necessárias, que demandam realocação e implantação do Sistema de Distribuição (SD).
No caso do segundo concurso, a lista de cargos ainda não foi revelada. Entretanto, há algumas possibilidades nos níveis médio e superior, conforme o plano de cargos dos Correios.
Nível médio
A carreira de nível médio é de agente de Correios. Ela tem como principal missão executar as atribuições pertinentes aos serviços das áreas Operacional, Comercial e de Suporte.
O concorrente pode ser aprovado para as seguintes funções:
- carteiro;
- operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
- atendente comercial; e
- suporte.
Nível superior
No nível superior, a carreira é de analista de Correios. A atribuição é aplicar conhecimentos técnicos de sua especialidade, visando à otimização dos resultados e aprimoramento dos padrões de trabalho de sua área de atuação.
É possível concorrer para as especialidades de:
- administrador;
- advogado;
- analista de sistemas;
- arquiteto;
- assistente social;
- bibliotecário;
- contador;
- economista;
- engenheiro;
- estatístico;
- museólogo;
- pedagogo;
- psicólogo; e
- técnico em Comunicação Social.
Correios detalha trâmites para os novos editais
Após o presidente afirmar que o concurso Correios será aberto este ano, a estatal confirmou que novos editais estão em estudo. Ações prévias estão sendo feitas para preparar o provimento de pessoal.
As informações foram passadas à Folha Dirigida por Qconcursos pela Assessoria de Imprensa dos Correios. Veja a nota:
“A realização do concurso público encontra-se em estudo. Os Correios estão executando ações prévias no sentido de preparar a empresa para o provimento de pessoal. Mais informações serão divulgadas oportunamente”.
Os Correios já somam mais de 7 mil cargos vagos. O quantitativo foi informado à reportagem pelo MGI no mês de julho de 2023.
Conforme a pasta, o quadro da estatal conta com 86.700 empregados, mas tem um quantitativo máximo de 94.490 aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Sest/MGI).
A carência reforça a necessidade de um novo edital para a recomposição do quadro.
Resumo concurso Correios
- Instituto: Correios
- Situação atual: diálogo com o Governo Federal
- Banca: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Vagas: a definir;
- Remuneração: R$2.179,25.a R$6.333,54
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso!
Veja como foram os últimos concursos Correios
Para os cargos da SESMT, o último edital foi divulgado em 2017, com oferta distribuída para todo país. As chances foram para auxiliar de enfermagem e técnico em segurança, de nível médio/técnico.
Além de enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho, de nível superior. Tais requisitos devem ser mantidos no próximo concurso.
Com organização do Iades, a seleção teve provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos responderam a 50 questões sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Básicos (Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Legislação aplicada aos Correios) e Conhecimentos Específicos.
Em 2011, foram publicados outros editais do concurso Correios. Na época, foram ofertadas 9.190 vagas, em diversas carreiras de níveis médio e superior.
O Cebraspe foi o organizador do concurso. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, além de uma avaliação de capacidade física laboral para candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo.
Para o cargo de agente de Correios, por exemplo, as provas objetivas apresentaram 60 questões com a seguinte divisão:
- Informática: 20 questões;
- Matemática: 20 questões; e
- Português: 20 questões.
Para os demais cargos, as provas tiveram 120 questões no formato "certo" ou "errado", sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos.
Na parte de Conhecimentos Básicos, o concurso Correios de 2011 exigiu as disciplinas de:
- Português (exceto para formados em Letras);
- Informática (exceto para Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas e Suporte a Sistemas, e Engenheiro – Engenharia de Redes);
- Inglês; e
- Administração Pública.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!