Concurso Correios: recurso contra provas encerra nesta terça, 21
Os candidatos do concurso Correios, para o cargo de carteiro, podem entrar com pedido de recurso contra a nota da prova. Veja detalhes!
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:21/01/2025 às 11:14
Atualizado em:21/01/2025 às 11:22
Atenção, candidatos! O prazo para recursos contra o resultado da prova objetiva do concurso Correios, para o cargo de carteiro, encerra nesta terça-feira, dia 21.
Também se encerra no mesmo prazo o período para envio de recursos contra o resultado preliminar da etapa de heteroidentificação, exclusivo para candidatos cotistas.
Os prazos mencionados são válidos apenas para os candidatos ao cargo de carteiro. Já para os cargos de nível superior, os Correios informaram que o resultado das provas será divulgado na próxima sexta-feira, 24 de janeiro.
No início de 2024, os Correios manifestaram a intenção de iniciar as convocações ainda neste mês de janeiro. No entanto, a empresa não detalhou a quantidade de candidatos que serão chamados nessa etapa inicial.
É provável que essas primeiras convocações estejam voltadas ao cargo de carteiro. Já para os cargos de nível superior, o processo pode levar mais tempo, pois ainda está em andamento a etapa de correção das provas discursivas.
Concurso Correios tem mais de 3,5 mil vagas imediatas
Os Correios divulgaram os editais do concurso público, que oferece um total de 3.511 vagas imediatas, distribuídas da seguinte maneira:
3.099 vagas para cargos de nível médio; e
412 vagas para cargos de nível superior.
Além das vagas imediatas, o concurso também prevê a formação de um cadastro de reserva com 5.975 oportunidades, que poderão ser preenchidas ao longo do prazo de validade da seleção.
A maior parte das vagas é destinada ao cargo de carteiro, que tem como requisito mínimo o ensino médio completo.
O concurso também reserva 30% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, além de 10% para pessoas com deficiência, garantindo maior inclusão e diversidade no processo seletivo.
As disciplinas cobradas variaram conforme o nível de escolaridade, sendo:
Nível médio – Carteiro
Língua Portuguesa: 15 questões
Matemática: dez questões
Noções de Informática: dez questões
Conhecimentos Gerais: dez questões
Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
Nível superior – Analista
Língua Portuguesa: dez questões
Matemática: 5 questões
Noções de Informática: dez questões
Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
Conhecimentos Específicos: 20 questões
Além da prova objetiva, os cargos de nível superior também contaram com uma etapa discursiva. Nesta avaliação, os candidatos precisavam produzir um texto com 20 a 30 linhas, conforme o tema proposto pela banca organizadora.