Concurso Defesa é autorizado com 91 vagas temporárias no DEC
Novo concurso Ministério da Defesa é autorizado, com 91 vagas temporárias, para provimento no DEC do Exército. Confira!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:31/12/2024 às 10:21
Atualizado em:02/01/2025 às 08:49
Um novo concurso Ministério da Defesa acaba de ser autorizado pelo Governo Federal. A autorização prevê o preenchimento de 91 vagas em caráter temporário no Exército Brasileiro.
Todas as oportunidades serão para ingresso Departamento de Engenharia e Construção (DEC), nos seguintes cargos:
Nível médio
Técnico de nível médio - oito vagas.
Nível superior
Administrador - uma vaga;
analista ambiental - duas vagas;
analista de sistemas - oito vagas;
arquiteto - 22 vagas;
biólogo - uma vaga;
desenhista - quatro vagas;
estatístico - uma vaga;
engenheiro - 41 vagas;
geólogo - uma vaga; e
programador - duas vagas.
Os salários e demais requisitos das carreiras ainda ainda não foram revelados.
A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 31. O documento está assinado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, além do ministro da Defesa, José Múcio. Confira aqui na íntera!
O prazo para a publicação do edital será de seis meses, ou seja, odocumento será publicado até junho de 2025.
Comece agora e seja um dos primeiros a garantir a aprovação nos concursos em 2025.Acesse aqui e confira!
MGI autoriza novo concurso Ministério da Defesa com vagas no Exército
(Foto: Divulgação)
No início do segundo semestre deste ano, o Ministério da Defesa também obteve autorização para contratar temporários no Exército Brasileiro. Na ocasião, o aval foi destinado ao preenchimento de 19 vagas para o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).
Apesar dos avais para contratação temporária, um concurso Ministério da Defesa, para cargos efetivos, já está em estudo e pode acontecer muito em breve.
No entanto, para que isso ocorra, primeiramente, a proposta de criação da carreira civil no quadro da pasta precisa avançar. Atualmente, as tratativas estão sendo conduzidas junto ao Ministério da Gestão e Inovação.
"A proposta de criação da carreira civil para o Ministério da Defesa encontra-se em fase de estudos com o Ministério da Gestão e Inovação", informou a Defesa em agosto deste ano.
Publicamente, em evento, o ministro José Múcio comentou a respeito da iniciativa e se mostrou otimista com este avanço.
A intenção é criar um quadro próprio composto por civis, visando amenizar a dependência de militares em sua estrutura organizacional.
De acordo com informações divulgadas pela própria pasta no portal do Governo, atualmente, o Ministério da Defesa conta com cerca de 250 servidores cedidos de outros órgãos.
"Teremos um concurso para servidores civis da pasta. O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia", afirmou Múcio no evento de comemoração aos 25 anos do ministério.
De acordo com informações da CNN, publicadas no primeiro semestre deste ano, representantes do ministério têm se reunido com o Ministério da Gestão e Inovação constantemente.
Há discussões, de acordo com a reportagem, para que possam ser abertas 300 vagas em cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa. A pasta, até o momento, não confirmou essas informações oficialmente.
Independentemente do quantitativo e de quais cargos estarão na proposta, as vagas criadas serão preenchidas por meio do concurso público.