Com início às15h, os exames tiveram duração até as 19h30. Durante a duração da prova, não foi recebida pela equipe da Folha Dirigida nenhum relato de anormalidade na aplicação.
De acordo com candidata questionada pela reportagem, o tema da redação para agente penitenciário foi: " Acesso à educação das presas mulheres no estabelecimento prisional".
Orientações para as provas do Depen
Os candidatos do concurso Depen devem conferir as principais orientações para o dia do exame como, por exemplo, horário de abertura e fechamento dos portões, o que levar para sala de prova e quais medidas serão adotadas para segurança do público.
As provas objetiva e discursiva para o cargo de especialista federal em assistência à execução penal, de nível superior, terão duração de 4 horas e 30 minutos, com início às 8h do horário oficial de Brasília/DF.
Já para a função de agente federal de execução penal, de nível médio, os exames também terão duração de 4 horas e 30 minutos, porém serão aplicados no período da tarde, com início às 15h do horário oficial de Brasília/DF.
O candidato deve verificar o horário de acesso às salas de prova, portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, levar o comprovante de inscrição e documento de identidade original.
Medidas de segurança contra a Covid
Como medida de segurança contra o Coronavírus, os candidatos também devem comparecer ao local utilizando máscara de proteção e portando máscaras reservas, se necessário, para possibilitar a troca a cada duas horas.
Será preciso permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiverem no local de prova e observar o distanciamento adequado entre os concorrentes.
Todos os candidatos passarão por medição da temperatura corporal e em caso de aferição superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial.
Além disso, o documento recomenda que o candidato leve água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para evitar a utilização de bebedouros ou qualquer outro dispositivo de fornecimento coletivo de água para beber.
Caso o candidato deseje levar lanche para o momento da prova é importante manter os alimentos em material transparente.
Ainda para a segurança dos candidatos, o Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.
Concurso Depen tem mais de 179 mil inscritos
O concurso Depen 2021 tem registrado um total de 179.691 inscritos, sendo 174.067 candidatos às vagas de agente penitenciário, de nível médio. A relação candidato/vaga para o cargo ficou em 592.06.
Já entre as áreas de especialista, a que atraiu mais concorrentes foi a de Enfermagem, com 3.177 candidatos e relação de 301 candidatos/vaga.
Inscritos no concurso Depen 2021
Agente Federal de Execução Penal - 174.067 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Enfermagem - 3.177 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Médico Clínico - 109 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Médico Psiquiatra - 14 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Odontologia - 491 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Psicologia - 638 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Serviço Social - 1.026 inscritos
Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Terapia Ocupacional - 169 inscritos

Como serão as provas do concurso Depen?
As provas do concurso Depen irão variar conforme o cargo. Confira:
Prova para agente
Para a função de agente de execução penal a prova será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 40 de Conhecimentos Complementares.
Essas disciplinas serão distribuídas pelos itens de:
- Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
- Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
- Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
Prova para especialista
Já para os especialistas, o exame terá 40 perguntas de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 30 de Conhecimentos Complementares.
Neste caso, serão abordados conteúdos de:
- Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
- Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
- Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
Os candidatos devem realizar também a prova discursiva. Nela, precisarão elaborar uma Redação de, no máximo, 30 linhas. A avaliação será sobre o tema de Atualidades.
A divulgação do gabarito oficial preliminar das provas objetivas e do padrão preliminar de respostas da prova discursiva está previsto para o dia 29 de junho, a partir das 19h.
Os candidatos poderão interpor recursos entre os dias 30 de junho e 1° de julho, no site do Cebraspe.
A divulgação do resultado final nas provas objetivas, do resultado provisório da prova discursiva e do padrão definitivo de respostas da prova discursiva está previsto para o dia 19 de julho.