Concurso Depen: saiba como se preparar para o TAF e ser aprovado
Quer ser aprovado no TAF do concurso Depen? FOLHA DIRIGIDA traz dicas de especialista para ajudar nos treinos durante a pandemia.
Autor:
Publicado em:30/06/2020 às 03:30
Atualizado em:30/06/2020 às 03:30
Especialista diz que não há tempo hábil após a prova objetiva
Muita gente questiona o porque não esperar para se dedicar ao TAF após a aprovação na primeira fase. A resposta é que não há tempo hábil.
"Com relação ao concurso do Depen, não tem mais tempo para postergar e nem deixar para se preparar para o TAF depois da prova objetiva", disse Érico.
Segundo o especialista, entre a prova e o TAF são de dois a quatro meses. O professor explica que mesmo esse tempo não é o suficiente para uma preparação física eficaz e recomendada.
O melhor é que o candidato aproveite esse tempo para ir treinando, colocando em prática treinos, nem que sejam leves, para aumentar os índices e deixá-los mais perto do que o edital pede.
"Por mais que o aluno tenha muita coisa para estudar para a prova objetiva, é fundamental que desde já ele inicie a preparação para o TAF também e que ele estabeleça no seu cronograma diário um horário, pelo menos meia hora por dia para treinar, fazer exercícios físicos e se possível já fazer os exercícios previstos no edital do Depen."
O que será cobrado no TAF do concurso Depen?
Para o cargo de agente, serão realizados testes de barra fixa, flexão abdominal, impulsão horizontal e corrida de 12 minutos.
Já os candidatos ao cargo de especialista, estes realizarão testes de flexão abdominal e de corrida de 12 minutos.
Palazzo também dá dicas de como é possível se preparar para os testes físicos durante a pandemia do novo Coronavírus. Isso aí, mesmo durante a quarentena não há motivos para recuar na preparação e dar desculpas para apenas estudar para a prova.
Segundo Érico, na maior parte dos exercícios o candidato tem a barra, abdominal e a indução horizontal, que são testes possíveis de realizar dentro de casa. Apenas a barra necessita de mais esforço e uma barra de porta.
Além disso, o especialista explica que hoje em dia a vitrine de tutoriais na internet tornou essa preparação ainda mais acessível. Eles auxiliam bastante, principalmente quem não tem nenhuma noção de como fazer. Saber começar já é um passo importante.
"Com relação a corrida é um pouco mais complicado. Existem muitos exercícios de cardio que você pode fazer em casa, como o skipping que é uma corrida no lugar e vários outros exercícios. Mas, nada substitui aquela corrida feita na rua, tampouco a esteira. Dessa forma, quando puder, utilize parques que já estão abertos, mas sempre tomando os devidos cuidados e evitando aglomeração."
Quer intensificar a sua preparação para o TAF do concurso Depen 2020? O especialista Érico Palazzo separou algumas dicas específicas para cada exercício do TAF, confira:
Barra
Na barra tanto os homens quanto as mulheres podem fazer a pegada livre. Então pode ser a pegada pronada com as palmas das mãos para frente ou supinada com as palmas das mãos para trás. Os homens precisam fazer elevações, enquanto as mulheres somente um tempo de suspensão, pois elas já vão sair da posição com o queixo para cima da barra e apenas precisam se manter suspensas durante determinados segundos, pelo menos 11 segundos suspensas para fazer a pontuação mínima dentro desse teste.
Com relação a esse teste da barra, é importante não flexionar os joelhos, não flexionar os quadris na hora do exercício, mexer os membros inferiores o mínimo possível. E toda força tem que ser realizada pelos braços. Os homens na hora da repetição quando subirem não podem levantar o pescoço para que o queixo passe da barra. Nessa parte, tem o movimento com o queixo reto e na hora em que descer esticar completamente os braços para então efetuar uma nova subida.
Abdominal
Com relação a abdominal, é um teste mais tranquilo que tem menos reprovações. É importante que na execução o candidato, no retorno, sempre encoste a costa completa no chão. Essa é a posição inicial, então se, por acaso, ele encoste somente parte da costa e já inicie uma nova elevação, uma nova subida da abdominal, aquela execução pode não ser contabilizada. É extremamente importante que encoste toda a costa e treine para isso, lembrando sempre que é o abdominal 45 graus, aquele que você coloca as mãos cruzadas sobre os tórax e vai ter um fiscal segurando seus joelhos e pernas para que você consiga fazer suas elevações.
Impulsão horizontal
Com relação a impulsão horizontal, o grande problema dela é para pessoas mais baixas que geralmente têm dificuldade de conseguir o índice mínimo. É preciso treinar muito, fortalecer muito os membros inferiores. Faça, por exemplo, um exercício muito recomendado pelos professores de educação física que é o agachamento, inclusive com um peso para que fortaleça os membros inferiores e você consiga saltar. Neste momento de saltar muita gente acaba sendo eliminado porque queima a largada. Treine para que não corra esse de dar o salto para frente na hora de fazer a execução e consiga manter uma distância de 2 a 3 centímetros da linha da qual você pode saltar. Caso o seu pé vá um pouco para frente você não corre o risco de queimar a largada. Se pisar na linha você queimou a largada e com isso perde a tentativa dentro do salto.
Corrida
A corrida sem dúvida é o campeão de reprovação, e infelizmente será o teste que mais vai reprovar. Na prova do Depen é realmente muito treino, cardio, tentar correr e fazer esse índice em pelo menos duas ou três vezes na semana. A corrida não vale a pena fazer todos os dias pois tende a lesionar tornozelos e joelhos. Lembrando que se você tiver uma esteira pode fazer, mas o ideal mesmo é que você corra na rua e em locais o mais plano possível porque no dia da prova é uma pista de corrida 100% plana, então não vai ter elevação para te atrapalhar, nem descida para te ajudar.
Preparação das mulheres é diferente da dos homens?
Para o especialista, a preparação das mulheres no TAF do concurso Depen não mudará muito com relação a dos homens. Ele comenta que é basicamente fazer muito treino.
Érico pontua que o único teste diferenciado é o da barra, mas que ainda sim para muitas mulheres será complicado fazer essa suspensão. O motivo é exigir um fortalecimento ainda maior dos membros superiores: muita musculação, flexão, puxada de altere, entre outros treinos.
"É basicamente treinar como os homens. Sugiro verificar se você está muito longe dos índices da aprovação do TAF e procurar uma ajuda profissional, porque só um profissional vai poder entender realmente o seu corpo e fazer um projeto para que você consiga dentro de algumas semanas ou alguns meses bater os índices do TAF."
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!