Concurso DP-DF: sai resultado preliminar da prova oral de defensor
A Defensoria Pública do Distrito Federal está perto de concluir mais uma etapa do concurso para defensor. Saiu o resultado da prova oral.
Autor:
Publicado em:20/12/2019 às 10:08
Atualizado em:20/12/2019 às 10:08
A Defensoria Pública do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira, 20, o resultado preliminar das provas orais do concurso DP-DF para o cargo de defensor. Este evento caberá recurso, em caso de divergência.
O aviso de conclusão prévia dessa etapa do concurso foi publicado no Diário Oficial do DF e já consta o documento completo no site do Cebraspe, o organizador. O documento traz as notas obtidas pelos candidatos, em ordem alfabética.
Quem não concordar com o resultado preliminar divulgado pela Defensoria poderá ter acesso aos espelhos de avaliação da prova, visualizar a gravação e entrar com pedido de recurso.
Isso poderá ser feito a partir das 9h do dia 23 de dezembro até as 18h do dia 6 de janeiro de 2020, pela internet. As solicitações e consultas devem ser realizadas pelo site do Cebraspe, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.
O candidato não poderá utilizar a gravação para outros meios que não seja em prol do concurso. O edital de resultado final da prova oral e a convocação para a próxima etapa, a avaliação de títulos, serão disponibilizados na data provável de 14 de janeiro de 2020.
Considerada a penúltima etapa do concurso, a prova oral terá caráter eliminatório e classificatório, também. Os exames aconteceram de 6 a 8 de dezembro. Em cada dia de aplicação, os candidatos foram avaliados em dois períodos: o primeiro teve início às 12h e o segundo, às 15h, cada um com aproximadamente três horas de duração.
Após ter sido conduzido à sala, o candidato teve até dez minutos para ler (silenciosamente ou em voz alta) e responder a questão que lhe foi entregue, como também responder a arguição da banca examinadora.
Houve uma divisão por meio de três grupos. O primeiro grupo aconteceu no dia 6 de dezembro, enquanto que o segundo, 7, e o terceiro, 8, com cada um valendo 20,00 pontos, sendo eles:
Grupo I: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Difusos e Coletivos; Grupo II: Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor; e Grupo III: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos
Concurso DP-DF terá cadastro de reserva
Publicado em março desse ano, o edital de abertura do concurso DP-DF soma 12 vagas efetivas e imediatas para o cargo de defensor. A seleção ainda conta com a formação de um cadastro de reserva para ser preenchido durante todo o prazo de validade, que será de dois anos podendo chegar a quatro.
A carreira de defensor proporciona uma remuneração inicial deR$24.668,75. A exigência é ter o nível superior em Direito na modalidade bacharel, além de ter o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo menos dois anos de prática forense.
A primeira etapa do concurso DP-DF foi composta por prova objetiva, que foi aplicada em junho, com caráter eliminatório e classificatório. O exame trouxe 200 questões, distribuídas por meio das seguintes disciplinas:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Penal e Criminologia;
- Direito Processual Penal;
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Direito do Consumidor;
- Direitos Difusos e Coletivos;
- Direito Empresarial;
- Direitos Humanos;
- História, Organização, Princípios e Normas Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal;
- Filosofia Jurídica;
- Sociologia Jurídica;
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal.