Concurso Diplomata: edital com 50 vagas é autorizado; R$20,9 mil!
Foi autorizado um novo concurso Diplomata, para o preenchimento de 50 vagas. A carreira exige o nível superior em qualquer área. Saiba mais!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:16/06/2024 às 12:04
Atualizado em:17/06/2024 às 08:26
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) autorizou a realização de um novo concurso Diplomata 2024. O aval concedido é para o preenchimento de 50 vagas e foi publicado no Diário Oficial da União.
A carreira exige o nível superior completo em qualquer área, além de proporcionar ganhos iniciais de R$20.926,98.
A autorização informa alguns detalhes importantes, como a redução para dois meses do prazo entre o edital e as provas. O documento será publicado pela Diretoria do Instituto Rio Branco.
Também está confirmada a composição das duas primeiras etapas do concurso Diplomata, cujas datas serão reveladas com a publicação do edital.
A primeira fase será composta por uma prova objetiva, de caráter eliminatório, que cobrará conhecimentos nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; História do Brasil; História Mundial; Geografia; Língua Inglesa; Política Internacional; Economia; e Direito.
Já a segunda fase será composta por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos serão avaliados por meio de conhecimentos em: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; História do Brasil; Política Internacional; Geografia; Economia; Direito; e Língua Espanhola ou Língua Francesa.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida já tinha apurado que havia sido feito um pedido de novo concurso para o provimento de 50 vagas. A demanda já tinha parecer favorável da Advocacia Geral da União (AGU).
Os aprovados na carreira realizam atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.
A oferta de 50 vagas em concursos Diplomada já é recorrente. O último edital, inclusive, trouxe o mesmo quantitativo de vagas. Isso porque o Itamaraty conseguiu o aval adicional para preencher mais cargos.
Do total de cargos, foram 37 para ampla concorrência, dez para candidatos negros e três para pessoas com deficiência.
Na última seleção, o Ministério das Relações Exteriores e o Itamaraty optaram pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) como organizador do concurso.
Tradicionalmente, os concursos diplomata são compostos por três etapas mais o curso de formação, que é realizado no Instituto Rio Branco, em Brasília DF.
A primeira etapa consiste em uma prova objetiva. Na última, foram cobradas 73 questões sobre as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa (11 perguntas);
Língua Inglesa (nove);
História do Brasil (11);
História Mundial (11);
Política Internacional (11);
Geografia (seis)
Economia (sete); e
Direito (sete).
A etapa ocorre nas capitais dos 26 estados do país, além do Distrito Federal. Já a segunda fase apresenta provas escritas de Língua Portuguesa e Inglesa.
Por fim, na terceira etapa, os candidatos devem responder a provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito, Língua Espanhola e Língua Francesa.
Confira a trajetória de quem já foi aprovado no concurso Diplomata: