Concurso DPE PA: órgão inicia estudos para edital na área de apoio
A Defensoria Pública do Estado do Pará prepara um novo concurso para servidores e prevê edital no próximo ano.
Autor:
Publicado em:24/09/2020 às 08:39
Atualizado em:24/09/2020 às 08:39
A Defensoria Pública do Estado do Pará prepara um novo concurso DPE PA para servidores. Os estudos para viabilizar a seleção já foram iniciados e o edital deve ficar para 2021
As oportunidades serão para cargos de níveis médio e superior, que ainda não foram definidos. Ao que tudo indica, o estudo feito pelo órgão indicará as carreiras de maiores necessidades.
Mas, é possível que o próximo concurso traga uma boa oferta e para todos os cargos possíveis, tendo em vista que o último edital para servidores já tem 13 anos desde a sua publicação.
Recentemente, o defensor público geral, João Paulo Lédo, recebeu uma equipe de servidores da gerência de Gestão de Pessoas da DPE com o objetivo de debater ideias e ações para aprimorar a comunicação entre os servidores e a instituição.
No encontro realizado, foram apresentadas as diretrizes da gestão e identificados por eles as maiores necessidades atuais da gerência para melhorar os serviçosp restados. Durante o bate-papo, o defensor destacou a necessidade de um novo concurso público.
Segundo ele, estudos já foram iniciados para viabilizar a seleção e o novo edital, bem como será feito um redesenho da gestão de estratégias e competências.
“Nossa gestão tem como meta a realização de concurso público para servidores da DPE e para isso já iniciamos estudo de viabilidade. Também é necessário destacar que iremos trabalhar com a regulamentação das atribuições e competências de controle de política institucional. As pessoas são o maior patrimônio da Defensoria Pública é nosso maior desejo é a valorização desses servidores”, pontuou.
Último concurso para servidores ocorreu em 2007
A publicação de um novo concurso DPE PA para cargos da área de apoio se faz necessário e urgente para repor um efetivo no órgão. Essa reposição não é feita há mais de dez anos, já que o último edital é de 2007.
Na época, a defensoria ofertou 307 vagas para diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, sob organização da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A maior demanda foi para a função de assistente administrativo e houve uma reserva (total) de 18 vagas para pessoas com deficiência.
Cargos do último concurso DPE PA
Fundamental
Médio
Superior
Auxiliar Operacional
Assistente de Informática
Técnico em Gestão Pública em Administração
Motorista
Programador
Técnico em Gestão Pública em Biblioteconomia
Assistente Administrativo
Técnico em Gestão Pública em Ciências Sociais
Técnico em Gestão Pública em Ciências Contábeis
Técnico em Gestão Pública em Ciências Econômicas
Técnico em Gestão Pública em Estatística
Técnico em Gestão Pública em Psicologia
Técnico em Gestão Pública em Pedagogia
Técnico em Gestão Pública em Serviço Social
Técnico em Gestão Infra-Estrutura em Arquitetura
Técnico em Gestão Infra-Estrutura em Engenharia Civil
Técnico em Gestão de Informática Analista de Sistemas
O concurso DPE PA foi composto por duas etapas:
exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.
Governo do Pará anunciou diversos concursos para 2020
Os destaques são os concursos da PM e da PC PA, que já têm banca organizadora definida. Os da Seap e Sespa também estão em estágios avançados.
O da Defensoria Pública do Estado do Pará não entra na lista pois a previsão não é divulgá-lo em 2020, podendo sair em 2021, mas ainda sem data definida.
Confira a lista de concursos previstos no Pará
Segurança Pública
Polícia Civil
Polícia Militar
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)
Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e
Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Saúde
Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e
Hospital Ophir Loyola
Educação
Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e
Universidade do Estado do Pará (Uepa).
“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.
Além de Saúde, Segurança e Educação, o Estado do Pará ainda poderá ser contemplado com editais de concurso em outras áreas. As demais oportunidades do governo do Pará serão para as áreas:
Fiscal – concurso para Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), com cargos de nível superior;
Ambiental - concurso para Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade/Semas; e
Administrativa - concurso para Procuradoria-Geral do Estado do Pará/PGE, cargo com formação em Direito.
“Continuamos com a mesma postura. Mesmo diante da pandemia não paramos os nossos trabalhos. A prioridade permanece sendo concurso, e estamos fazendo de tudo para agilizar os que estão em andamento. Mas precisamos respeitar as regras da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o decreto do governador”, pontuou a Seplad.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!