Concurso DPE-RJ para defensor publica lista de nomeação
A Defensoria Pública no Estado do Rio de Janeiro publicou a lista de nomeação para o concurso DPE-RJ para defensor substituto.
Autor:
Publicado em:01/11/2019 às 15:30
Atualizado em:01/11/2019 às 15:30
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro divulgou a nomeação dos classificados no concurso DPE-RJ para o cargo de defensor público substituto.
O documento saiu no Diário Oficial do Estado do Rio no dia 23 de agosto. A seleção visava a reposição de 13 vagas para a função.
O intuito é o atendimento da população vulnerável e carente do interior do Estado do Rio, repondo servidores, de acordo com o permitido pelo Regime de Recuperação Fiscal. A decorrência da nomeação dos 24 classificados é a promoção de antigos servidores da defensoria.
Posteriormente, mais pessoas poderão ser convocadas durante o prazo de validade, que é de dois anos e pode ser prorrogado mais uma vez, pelo mesmo período. Até a abertura da seleção, a defensoria já tinha mais de 20 cargos de defensor que estavam desocupados.
Com o edital de abertura publicado em abril de 2018, a seleção para a carreira da DPE-RJ ofertou uma vaga para provimento imediato na classe inicial. De acordo com a Defensoria, foram registrados 4.398 inscritos.
O ingresso na carreira exige, além da graduação em Direito, experiência profissional na área por dois anos. Os salários iniciais, segundo os dados de 2018, são de R$19.820. O servidor tem a estabilidade garantida, com a contratação feita pelo regime estatutário.
A organização do concurso DPE-RJ foi realizada por uma comissão própria, constituída pelo defensor público geral do estado e por membros do Conselho Superior da Defensoria Pública.
Concorrentes tiveram quatro etapas de avaliação
As etapas do concurso DPE-RJ tiveram caráter eliminatório. A seleção reservou 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), 20% para negros e índios e 10% para pessoas hipossuficientes.
As questões das provas do concurso DPE-RJ versaram sobre:
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Princípios Institucionais da Defensoria Pública;
Direito Empresarial;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito de Execução Penal;
Criminologia;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
Tutela Coletiva;
Direito da Criança e do Adolescente
As bancas examinadoras foram divididas em três blocos:
♦ Banca 1: Direito Civil; Direito Processual Civil; Tutela Coletiva; Direito Empresarial; Princípios Institucionais da Defensoria Pública ♦ Banca 2: Direito Processual Penal; Direito Processual Penal; Criminologia; e Direito de Execução Penal; ♦ Banca 3: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito da Criança e do Adolescente; e Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.