Previsto desde 2019, concurso Embasa consta no Orçamento com 850 vagas
Edital do concurso para a Empresa Baiana de Água e Saneamento é apenas questão de tempo. A banca já foi definida e será o Instituto AOCP.
Autor:
Publicado em:14/10/2020 às 15:34
Atualizado em:14/10/2020 às 15:34
Será que agora sai? Mais uma vez o concurso Embasa consta na Proposta Orçamentária Anual de 2021 (PLOA 2021) do Estado da Bahia. Este é um forte indício de que o edital poderá sair e o concurso será realizado no próximo ano.
O documento prevê uma oferta para 'concursos a realizar' de 850 vagas na Empresa Baiana de Água e Saneamento. A demanda, no entanto, é inferior ao quantitativo autorizado, de 854 vagas. Aval este que saiu em abril de 2019.
Mas, é importante destacar que essa não é a primeira vez que o concurso Embasa consta no Orçamento. Nos dois últimos anos também havia essa previsão, mas a publicação do edital segue sendo aguardada.
Essa publicação que era muito esperada para 2020, mas que provavelmente atrasou em virtude da pandemia do novo Coronavírus. A Embasa ainda não divulgou informações oficiais e atualizadas sobre seus procedimentos internos e preparativos do concurso.
É importante destacar, ainda, que essa é apenas uma previsão e não uma garantia de que os concursos mencionados no Orçamento acontecerão, de fato. É o indicativo de que há verba reservada para tal.
No caso da Embasa, em específico, essa notícia é ainda mais empolgante pois os preparativos estão bem avançados e o quantitativo é quase similar ao da autorização. Dessa forma, o governo não esquecerá este edital.
Concurso Embasa está autorizado e tem banca definida
O concurso Embasa foi autorizado para 854 vagas. A portaria autorizativa que confirma o aval foi publicada no Diário Oficial, mas já havia uma especulação tendo em vista o Orçamento de 2019, publicado no ano anterior.
A Embasa torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada em 27 de novembro de 2018, resolveu autorizar a realização de Concurso Público para provimento de 854 vagas.
Entretanto, o Orçamento sancionado pelo governador na época tinha um quantitativo maior do que o que consta na autorização. Estavam previstas 879 vagas. Agora em 2021, o quantitativo diminuiu ainda mais.
Os cargos, porém, não são confirmados no PLOA 2021, mas estima-se que possam ser contemplados os mesmos do último edital, que são:
agente operacional;
operador de processos de água e de esgoto;
agente administrativo;
assistente de laboratório;
técnico operacional - Edificações;
técnico em eletromecânica;
analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).
Instituto AOCP deverá ser a banca do concurso Embasa
A Gerência de Comunicação Social da Empresa Baiana de Água e Saneamento confirmou a informação em outubro de 2019, à nossa reportagem.
A Embasa informou, na época, que o edital estava previsto para ser publicado no próximo mês, em novembro, com data indefinida, o que não aconteceu.
A Folha Dirigida ainda teve acesso ao documento de resolução que homologava a escolha do Instituto AOCP para organizar o concurso Embasa. O termo tinha assinatura do presidente do conselho de administração, Cícero de Carvalho Monteiro.
Ainda não se sabe, no entanto, se o Instituto AOCP chegou a assinar contrato, tampouco se ainda está em validade. Se for oficializada, a banca ficará responsável por publicar o edital completo e todos os demais anexos, além de receber as inscrições e aplicar as principais etapas de seleção.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!