Concurso EPPGG SE inicia escolha da banca e confirma requisito
Nos próximos dias, a comissão do concurso EPPGG SE definirá a banca organizadora. Carreira tem requisito e salários confirmados!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:21/03/2024 às 13:02
Atualizado em:21/03/2024 às 14:35
Após a autorização para abertura de novo concurso EPPGG, o Governo de Sergipe confirmou as etapas seguintes. Nos próximos dias, a comissão organizadora se reunirá para a escolha da banca.
O procedimento para definição da banca organizadora, segundo o coordenador do concurso, Sidney Rocha, será por inelegibilidade.
A banca contratada ficará responsável por receber as inscrições do concurso, além de operacionalizar as etapas, como as provas objetivas da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental.
O Governo de Sergipe confirmou que o requisito para o cargo será o nível superior completo em qualquer área. Já o salário inicial será de R$11,5 mil.
Para a secretária de Estado de Administração, Lucivanda Nunes, o novo concurso é importante por proporcionar a implementação e avaliação de políticas públicas.
Os servidores aprovados na carreira também irão atuar na direção e assessoramento do alto escalão da administração, permitindo a profissionalização e aperfeiçoamento da gestão pública.
Em Sergipe, a carreira de EPPGG foi criada em 2000, por meio da Lei 4.302/2000. O primeiro concurso público foi realizado entre os anos de 2001 e 2002. O segundo concurso ocorreu entre os anos de 2019 e 2021.
Resumo concurso Seplan SE (EPPGG)
Instituto: Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe
O último concurso para especialista em políticas públicas e gestão governamental de Sergipe foi realizado entre 2019 e 2021.
Na época, a oferta foi para 20 vagas, sendo quatro reservadas para candidatos com deficiência e duas para pessoas negras.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o organizador.
A primeira etapa do concurso foi composta de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações aconteceram em Aracaju, capital de Sergipe, com duração de quatro horas.
Na prova objetiva, os candidatos tiveram que responder a 70 questões, sendo elas divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. Confira as disciplinas cobradas:
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Noções de Raciocínio Lógico e Estatística; e
Realidade Brasileira e local.
Conhecimentos Específicos
Direito Público;
Ciência Política;
Administração Pública;
Economia; e
Contabilidade Pública.
Além das provas objetivas e discursivas, o concurso também contou com a fase de títulos e o curso de formação.
No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos fazendo questões: