Concurso ESA 2019 tem resultado final divulgado e homologado

A ESA divulgou o resultado final e a homologação do concurso 2019 para a formação de sargentos e dará início ao curso de formação.

Autor:
Publicado em:24/01/2020 às 09:10
Atualizado em:24/01/2020 às 09:10

A Escola de Sargento das Armas divulgou nesta sexta-feira, 24, o edital de resultado final do concurso ESA. Este evento, inclusive, também já foi homologado e finaliza todas as etapas do processo de seleção. 

O documento foi publicado no Diário Oficial da União. O concurso visa admissão aos cursos de formação de sargentos. De acordo com a portaria, serão iniciados em fevereiro de 2020 e serão finalizados em dezembro de 2021.

Confira o resultado final homologado
Resultado final homologado

Segundo o edital de abertura o curso de formação da Escola de Sargento das Armas será realizado em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, e em diferentes Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) e estabelecimentos de ensino.

O edital ainda informa que esses períodos de instrução terão as seguintes durações: 

  • Período Básico, com duração prevista de 48 semanas;
  • Período de Qualificação, com duração prevista de 48 semanas.

Quanto ao período básico, este poderá ser realizado nas seguintes cidades: Rio de Janeiro-RJ; Juiz de Fora-MG; Natal-RN; Alegrete-RS; Jundiaí-SP; Pirassununga-SP; Pouso Alegre-MG; Fortaleza-CE; Blumenau-SC; Campo Grande-MS; Jataí-GO; e Itajubá-MG.

O período de qualificação, por sua vez, ocorrerá nas cidades de Três Corações-MG (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), na Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro-RJ (material bélico, Intendência, Manutenção de Comunicações, Topografia, Música e Saúde) e no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP (aviação, manutenção e apoio).

(Foto: Divulgação)
ESA divulga resultado final homologado do concurso 2019
(Foto: Divulgação)

ESA teve provas escritas aplicadas em agosto

Todos os candidatos do concurso ESA tiveram que passar por várias etapas de seleção, sendo a primeira composta por provas escritas (objetiva e discursiva). O exame foi realizado no dia 4 de agosto, domingo, em vários locais de território nacional.

Com caráter eliminatório e classificatório, o exame do concurso ESA contou com mais de 50 questões, divididas de acordo com a área de concorrência.

  • 1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Concurso ESA já prepara novo edital para 2020

Quem não conseguiu participar ou ser aprovado no concurso ESA deverá ficar atento ao notíciário da FOLHA DIRIGIDA. A reportagem entrou em contato com a escola e conversou com um de seus representantes. Segundo ele, o edital deste ano já está em elaboração.

A data da publicação do edital ainda não está confirmada. De acordo com a fonte, o edital está em análise e ainda depende de aprovação. O quantitativo de vagas também não está definido, mas não deverá ser no mesmo número do ano passado, quando foram ofertadas 1.100 para as seguintes áreas:

• 910 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação);
• 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação); 
• 60 para os candidatos da área de Saúde;
• 40 para área música.