Concurso Faetec-RJ: presidente quer chamar além das 209 vagas

O concurso Faetec deve gerar chamada de excedentes. Este é o desejo do presidente Romulo Massacesi, que deu entrevista à FOLHA DIRIGIDA.

Autor:
Publicado em:16/10/2019 às 10:46
Atualizado em:16/10/2019 às 10:46

"No acordo entre a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público, já está aprovada uma nova entrada de 48 profissionais num próximo concurso público, que pode ocorrer em 2020 ou 2021", contou o presidente.

Concurso Faetec: resultado das provas sairão em janeiro

As provas do concurso Faetec estão marcadas para o dia 15 de dezembro. Segundo Romulo, a proposta junto à organizadora (Instituto Acesso Público) é que o resultado do exame objetivo ocorra em janeiro.

Romulo ainda disse que a previsão é que o resultado da avaliação discursiva seja divulgado até fevereiro.

Um detalhe do concurso, que intrigou muitos candidatos, é que o cargo de professor de nível superior não terá prova discursiva, mas prova de desempenho didático, enquanto os demais farão a avaliação discursiva, em vez de desempenho didático. Romulo explicou essa diferença:

"Nós mantivemos a prova objetiva e a discursiva para o cargo de professor de Educação Básica por conta das características do segmento, enquanto seguimos uma tendência nacional de avaliação de profissionais para o superior", explicou.

"É habitual a realização de prova de aula para ingresso de professor com nível superior em instituições públicas, além da avaliação dos títulos e de conhecimentos específicos que é feito por meio de prova escrita", completou.

Para que os candidatos preparem seu plano de aula, o tema da prova didática será informado 24 horas antes da apresentação da mesma. O plano será um instrumento de análise que será verificado pela banca.

"Além da constituição do plano de aula, será avaliado o domínio ao conteúdo da matéria, a apresentação da parte didática e os recursos que o candidato utilizará na condução da aula", disse.

Previsão para posse

Romulo contou que as direções das unidades escolares estão fazendo a readequação do quadro de horário, portanto os novos concursados não assumiram as vagas no primeiro dia de aula de 2020.

"Contudo, a nossa expectativa é que esses novos docentes assumam as turmas logo nas primeiras semanas. Ainda temos previsto para o início do ano letivo de 2020 a implantação da hora extra (chamada de Regime Adicional de Trabalho) que vai garantir o atendimento de todas as carências do ensino regular", completou.

Profissionais deverão ser dinâmicos e criativos

Segudo o presidente, a Faetec tem um dos melhores Planos de Cargos e Salário do Magistério Público. O presidente ainda falou sobre a expectativa da contratação dos novos docentes e o perfil esperado.

"Desde que assumi a presidência da Faetec, identifiquei que a maior responsabilidade era a recomposição do corpo docente. Temos grandes expectativas neste concurso", enfatizou.

É esperado que os contratados "sejam dinâmicos, criativos e atentos às novidades do mercado de trabalho dentro das suas respectivas áreas, já que a nossa missão é que o aluno saia da Faetec preparado e qualificado para uma vaga de emprego", contou o presidente.

Faetec investe em seus profissionais

A Faetec tem a Unifaetec, que é a Universidade Coorporativa da Rede, que promove eventos de cunho pedagógico e a atualização de profissionais. Romulo contou que, além disso, várias capacitações são promovidas pelas unidades escolares dentro das áreas de atuação.

"Promovemos também, pelo próprio Plano de Cargo e Salário, a Progressão por Desempenho e a Progressão por Formação Acadêmica, que visam ao aperfeiçoamento profissional permanente, o que é um grande incentivo para que o servidor da Rede continue os seus estudos e ainda consiga a redução da carga horária de trabalho", contou.

O presidente disse que tem o apoio do Governo do Estado para fazer especializações por meio do Cecierj. Também é possível que os servidores cresçam na carreira, vindo a ocupar cargos de chefia.

"Uma vez concursado, o servidor pode ocupar até a direção de uma escola. Porque as direções das unidades são eleitas para gestões de três anos. Considerando isso, daqui a quatro anos, o candidato que passar neste concurso pode estar à frente de uma de nossas escolas. Assim como o novo servidor administrativo, dependendo do seu desempenho, formação e capacitação, pode assumir cargo de chefias dentro setores da administração", salientou.

Presidente deixa mensagem para candidatos

Romulo contou que o concurso foi anunciado com um enorme sentimento de felicidade. Ele fala sobre a integração dos novos servidores e que é preciso que todos os estejam conectados como equipe e trabalhando em conjunto. Também deixa uma recado para os candidatos:

"Novos caminhos são sempre desafiadores, mas os candidatos podem ter a certeza de que estaremos aqui para apoiar no que for preciso. Nos sentimos lisonjeado com cada inscrição. E aos aprovados, que irão nos acompanhar na jornada, tenham certeza de que terão uma excelente experiência. Vocês poderão contar conosco no que precisarem. Somos uma verdadeira família educacional e estamos de braços abertos para recebê- los", finalizou.

[VIDEO id="9014"]

*Colaborou Marcos Leandro - marcos.leandro@folhadirigida.com.br