O edital do novo concurso Fhemig foi divulgado na sexta-feira, 21 de abril. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais oferece 1.801 vagas efetivas, após retificações, para cargos dos níveis médio, técnico e superior. As remunerações variam de R$1.455,58 e R$11.982,14.
As inscrições ficarão abertas de junho a julho, pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora da seleção. As provas objetivas e discursivas serão realizadas em setembro. Confira o edital na íntegra clicando no botão abaixo:
As oportunidades do concurso estão distribuídas da seguinte maneira: 315 para as carreiras de analista (nível superior), 557 para médicos (nível superior), 741 para profissionais de enfermagem (níveis superior e técnico) e 188 para técnicos operacionais de saúde (níveis médio e técnico).
O edital traz a divisão das vagas por localidade. A maior parte é destinada à Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Porém, há oportunidades também para Uberlândia, Governador Valadares, Ipatinga, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Barbacena e Patos de Minas. O concurso ainda traz reserva para pessoas com deficiência.
Concurso Fhemig terá inscrições de junho a julho
As inscrições ficarão abertas de 20 de junho a 25 de julho, pelo site da FGV. O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de, a depender do cargo:
O pagamento poderá ser feito até 26 de julho. Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição: doadores de sangue; desempregados; ou inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico).
O pedido de isenção deverá ser feito entre os dias 20 e 22 de junho, pelo portal da FGV, com o envio da documentação comprobatória das condições.
Provas do concurso Fhemig serão em setembro
O concurso Fhemig será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. A aplicação está marcada para o dia 17 de setembro, das 13h às 17h, preferencialmente na cidade de Belo Horizonte.
Caso o número de inscritos exceda a oferta de lugares existentes em Belo Horizonte, a FGV se reserva o direito de alocá-los na Região Metropolitana.
Para os candidatos aos cargos de profissional de enfermagem (nível médio) e técnico operacional da saúde (níveis médio e técnico), as provas terão 40 questões.
Para os demais cargos, as avaliações terão 45 questões.
A prova discursiva para os cargos dos níveis médio e técnico consistirá em uma redação no gênero dissertativo-argumentativo. Para os demais cargos serão cobradas duas questões sobre Conhecimentos Específicos.
A seleção ainda terá avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de analista de gestão e assistência à saúde; médico; e profissional de enfermagem (nível superior).
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a Fhemig poderá convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos servidores.