Concurso FNDE define banca organizadora; edital terá 300 vagas!

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação definiu a banca organizadora do novo concurso FNDE e confirma 300 vagas, com cadastro de reserva.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:18/08/2023 às 07:18
Atualizado em:18/08/2023 às 08:40

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação definiu a banca organizadora do seu novo concurso FNDE, já autorizado pelo governo. O Cebraspe será o responsável pela seleção.


O extrato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta, 18.


Além de anunciar a banca de Brasília, o documento também confirma que haverá um cadastro de reserva somando 200 candidatos. Portanto, o concurso FNDE poderá preencher 300 vagas ao longo do prazo de validade.


Veja o documento na íntegra a seguir!

(Foto: Reprodução)


No início do mês, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, informou que a comissão organizadora do concurso já tinha sido formada.


Um grupo de servidores foi designado para seguir com os preparativos do edital. O próximo passo, agora, é assinar o contrato com a banca para finalizar os últimos ajustes e publicar o documento.


Conforme prevê a portaria autorizativa do concurso, publicada em junho, o FNDE tem 180 dias para divulgar o edital. Isto é, até dezembro deste ano. O prazo mínimo entre o documento e as provas será de dois meses. 


Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Concurso FNDE será para nível superior

O Governo Federal autorizou que o FNDE realize o provimento de vagas para o cargo de especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais. 


A carreira é destinada a quem tem o nível superior completo. As remuneração inicial é de R$4.633, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658.


Os aprovados ainda poderão receber uma retribuição por titulação (especialização, mestrado ou doutorado). 


A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância das novas vagas autorizadas. 

“É uma grande vitória para a educação do Brasil! Uma das primeiras medidas ao assumirmos a gestão do FNDE foi buscar o apoio da Secretaria Executiva do MGI quanto à necessidade urgente de realização de um novo concurso. O FNDE é um braço operacional fundamental junto ao Ministério da Educação (MEC). E há mais de 10 anos sem realização (o último havia sido em 2012), um concurso se fazia mais que necessário, se fazia fundamental”, disse.

Confira detalhes do último concurso FNDE

O último concurso para o FNDE foi realizado há mais de dez anos. Portanto, é de suma importante para a fundação poder contar com a chegada de novos servidores.


A seleção aconteceu em 2012 e, naquela época, foram ofertadas 140 vagas para os seguintes cargos:

  • técnico em financiamento e execução de programas e projetos educacionais (nível médio): 70 vagas;
  • especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais (nível superior): 70 vagas.

A banca organizadora também foi o Cebraspe, responsável por aplicar as provas objetivas e provas discursivas. A seleção também contou com um curso de formação. 


No caso de especialista, que também estará no próximo concurso autorizado, as provas objetivas foram compostas por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. 


Disciplinas do concurso FNDE

As disciplinas cobradas em 2012 para o cargo de especialista foram: 


Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio lógico;
  • Noções de Informática; e
  • Atualidades.

Conhecimentos Específicos

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Orçamento Público; e
  • Legislação.

Ainda não há informações sobre o conteúdo programático do novo edital. 


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!