Concurso Funai: novo pedido tem vagas nos níveis médio e superior
Novo pedido de concurso Funai será enviado ao Ministério da Economia. Órgão prevê preenchimento de vagas nos níveis médio e superior.
Autor:
Publicado em:11/05/2020 às 11:43
Atualizado em:11/05/2020 às 11:43
A Fundação Nacional do Índio confirmou que vai encaminhar um novo pedido para preenchimento de vagas ao Ministério da Economia. A solicitação do concurso Funai 2020 prevê oportunidades nos níveis médio e superior.
A confirmação foi dada pela ouvidoria do próprio órgão no final de abril, em resposta a um pedido de Acesso à Informação no portal do Governo Federal. Após receber a demanda, a Economia vai avaliar e poderá conceder ou não o aval para o concurso Funai. Saiba mais:
Anualmente, todos os órgãos federais que querem repor as vacâncias no quadro de pessoal efetivo precisam enviar um pedido ao Ministério da Economia. O prazo máximo para encaminhar a demanda é sempre o dia 31 de maio.
Neste ano os trâmites seguem os mesmos. Além da Funai, a Controladoria Geral da União também confirmou que vai encaminhar um novo pedido de concurso CGU. E outros órgãos federais devem confirmar em breve novas solicitações.
O Ministério da Economia, então, fica responsável por avaliar e conceder o aval para abertura desses concursos federais. Com a autorização da Pasta, a seleção pode ser aberta, respeitando o limite de vagas autorizadas.
O pedido de concurso Funai deverá ser encaminhado nas próximas semanas. Segundo as informações divulgadas no final de abril, o projeto para a solicitação ainda estava na fase final de elaboração.
FOLHA DIRIGIDA questionou o órgão nesta segunda-feira, 11, se o documento já foi concluído e quando será enviado, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
[tag_teads]
Último pedido era para 1,9 mil vagas
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA também questionou a Funai sobre o número de vagas que serão solicitadas ao Ministério da Economia este ano, mas ainda não houve retorno. A expectativa é que a quantidade seja igual ou superior ao solicitado no ano passado.
No pedido feito em 2019, foram solicitadas 1.908 vagas para provimento efetivo, em cargos de níveis médio e superior. Na época, a distribuição das oportunidades pelas carreiras foi a seguinte:
Nível médio
Agente em Indigenismo - 1.560 vagas
Nível superior
Indigenista Especializado - 156 vagas;
Assistente Social - 19 vagas;
Economista - 18 vagas;
Administrador - 15 vagas;
Antropólogo - 14 vagas;
Engenheiro - 13 vagas;
Sociólogo - 11 vagas;
Contador - 8 vagas; e
Psicólogo - 4 vagas.
Para a carreira de nível médio a remuneração inicial, segundo dados de junho, é de R$5.349,07 mensais. Já para as carreiras de nível superior, o ganho mensal é de R$6.420,87.
Último concurso Funai já encerrou a validade
O último concurso Funai foi realizado em 2016, com oferta inicial de 220 vagas de nível superior. As oportunidades foram nos cargos de contador, engenheiro agrônomo, engenheiro (agrimensor e civil) e indigenista especializado.
Segundo informações do órgão, foram convocados todos os aprovados e mais 50% dos classificados excedentes, ou seja, todos os classificados no concurso. A seleção já teve prazo de validade expirado.
Veja o último edital
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As disciplinas cobradas abrangiam Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
A parte específica variava de acordo com a vaga concorrida. Já os conhecimentos gerais englobavam: