São convocados mais de 30 aprovados no concurso Funceme 2018

Após anúncio do governo, saiu a convocação dos aprovados no concurso Funceme 2018, que contou com 40 vagas em cargos de nível superior.

Autor:
Publicado em:12/12/2019 às 11:52
Atualizado em:12/12/2019 às 11:52

O Governo do Estado do Ceará publicou, no Diário Oficial da última terça-feira, 10, o edital de convocação dos aprovados no concurso Funceme 2018. Ao todo, 33 candidatos foram chamados e devem se apresentar em até 60 dias, após a publicação.

No edital de convocação consta a lista dos candidatos aprovados no concurso público da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Além disso, o documento traz a relação dos documentos necessários e que devem ser entregues na Gerência de Gestão de Pessoas da Funceme.

Os candidatos devem se apresentar, no prazo determinado, no horário das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30. Para auxiliar os aprovados, a Funceme disponibilizou uma página com os formulários que devem ser entregues, conforme o edital de convocação.

Governo anuncia convocações do concurso Funceme 2018 (Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará)
Concurso Funceme 2018 tem convocações anunciadas
(Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará)

 

A convocação que ocorreu no último dia 10 já havia sido anunciada, em novembro, pelo governador do Ceará, Camilo Santana. Na época, o gestor afirmou que a seleção e as convocações são uma necessidade do órgão.

"É um dos mais importantes órgãos que estudam a parte meteorológica do estado, principalmente os assuntos relacionados a previsão de chuvas. Tem grandes profissionais, pesquisadores e cientistas. Era uma reivindicação importante que atendi e agora anuncio a convocação", comunicou o governador.

Concurso Funceme ofereceu 40 vagas

Ao todo, o concurso Funceme ofereceu 40 vagas em 2018. As oportunidades foram para as carreiras de pesquisador e analista, ambas de nível superior. A seleção foi organizada pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Cev/Uece). 

Do total de vagas, 35 foram para pesquisador e cinco para analista de suporte à pesquisa. Para pesquisadores, as oportunidades foram para as áreas de Meteorologia, Recursos Ambientais, Recursos Hídricos, Monitoramento e Informática.

Já para analista de suporte à pesquisa, as oportunidades foram para as áreas de Administração e Ciências Contábeis. O salário inicial oferecido foi de R$3.440,34, podendo chegar a R$7.924,58 no final da carreira.

Ao todo, segundo o governo, 3.198 inscrições foram homologadas. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva e um exame de títulos. A avaliação objetiva contou com 40 questões para pesquisador e 50 para analistas entre Língua Portuguesa, Informática e Conhecimentos Específicos.

Inicie seus estudos

Novo concurso Funceme está previsto

Apesar do último edital ter sido publicado em 2018, um novo concurso Funceme está previsto. Em junho deste ano, a Fundação contratou a banca organizadora da sua próxima seleção. Como adiantado por FOLHA DIRIGIDA, a Funece foi a escolhida.

Com a banca definida, o edital pode sair a qualquer momento. O próximo concurso Funceme oferecerá sete vagas remanescentes para o cargo de pesquisador, além de oportunidades em cadastro de reserva para mais duas carreiras.

A seleção será realizada com o objetivo de preencher as vagas que não foram ocupadas no edital de 2018. Em maio deste ano, a Funceme deu detalhes sobre o último concurso e o novo edital

"O novo concurso visa ao preenchimento de vagas que não tiverem candidatos habilitados e, consequentemente, não formaram cadastro de reserva. A intenção é que o concurso seja realizado ainda este ano", afirmou o setor de Comunicação da Funceme.

O concurso Funceme, no entanto, aguarda um aval do governo. Isso porque, também em maio deste ano, o governador do Ceará suspendeu temporariamente a realização de novos concursos públicos e convocações.

"Eu tenho trabalhado com todo o planejamento. Estamos apenas suspendendo os concursos, até o segundo semestre. O estado tem um limite de gastos com pessoal. Até setembro, vamos aguardar para avaliar o comportamento da economia do Brasil", disse o governador.