Concurso Fundaj: edital é autorizado com vagas de pesquisador
Novo concurso Fundaj é autorizado pelo Governo Federal e trará oferta de 20 vagas para o cargo de pesquisador. Saiba os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:14/08/2024 às 08:09
Atualizado em:14/08/2024 às 09:23
A Fundação Joaquim Nabuco foi autorizada a realizar um novo concurso Fundaj. A seleção ofertará 20 vagas para o cargo de pesquisador, de nível superior.
A portaria que autoriza o novo concurso foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14. Acesse aqui o documento na íntegra!
Para a carreira de pesquisador, as remunerações variam conforme a classe. Além disso, os servidores poderão receber um adicional por titulação, que aumentará os ganhos de forma considerável.
Os valores ainda não foram confirmados pela fundação. É importante citar, ainda, que a contratação ocorrerá pelo regime estatutário e o servidor fará jus a benefícios, como o auxílio-alimentação de R$1 mil.
Concurso Fundaj já tem prazo para edital
De acordo com a portaria que autoriza o novo concurso da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o edital deverá ser publicado em até seis meses (180 dias), ou seja, até 10 de fevereiro de 2025.
Além disso, o documento ainda reduz para dois meses o prazo entre o edital e a realização das primeiras provas. Portanto, os exames ocorrerão até abril do próximo ano, mas ainda sem data definida.
O próximo passo, agora, é a Fundaj formar a comissão responsável pelo levantamento da necessidade e preparativos iniciais. Uma das responsabilidades do grupo será a elaboração de um projeto básico.
Este documento será usado no processo de contratação da banca organizadora, que, após o edital ser divulgado, ficará a cargo de receber as inscrições e aplicar as principais provas.
Camilo, na época, pleiteou 284 vagas. De acordo com o documento enviado e acessado pelo Qconcursos Folha Dirigida, a demanda da Fundação Jardim Nabuco seria de:
136 vagas de nível médio; e
148 vagas de nível superior.
A demanda autorizada, no entanto, ficou abaixo do solicitado.
Na ocasião, também foi informado que o quadro de servidores da Fundaj contava com somente 449 cargos efetivos ocupados, sendo eles compostos por pesquisadores, analistas de Ciência e Tecnologia e assistentes.
Último concurso Fundaj foi há 18 anos
Outro ponto que reforça a necessidade de um novo concurso Fundaj é o longo período sem edital.
A Fundação Jardim Nabuco não realiza concurso para efetivos desde 2006, ou seja, são 18 anos sem novos servidores.
A Fundaj chegou a divulgar um edital em 2014, porém foi destinado ao provimento de uma vaga para o cargo de coordenador de Recursos Logísticos, por meio de um processo seletivo temporário.
No concurso de 2006, a responsabilidade da seleção foi da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest).
A seleção trouxe oferta de vagas em cargos de analistas e pesquisadores, de diversas especialidades. Os ganhos eram diversos, chegando a R$5.307,03, para carreiras de nível superior.
Os candidato foram avaliados por provas objetivas, com um total de 64 questões. Veja a seguir as disciplinas que foram cobradas:
Estrutura das provas
Cargo: analista em ciência e tecnologia - júnior
Língua Portuguesa;
Conhecimento de Informática; e
Conhecimentos Específicos relacionados ao cargo.
Cargo: pesquisador-assistente
Língua Portuguesa;
Conhecimento de Informática;
Estatística; e
Metodologia Cientifica aplicada à Pesquisa Social.
Cargo: pesquisador-adjunto
Língua Portuguesa;
Conhecimento de Informática;
Estatística; e
Metodologia Cientifica aplicada à Pesquisa Social.