Concurso Funpresp-Exe tem banca contratada e edital pode sair
Com 571 vagas previstas, o concurso Funpresp-Exe teve novo avanço e já pode ter edital publicado. O contrato com a banca foi assinado!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:06/11/2024 às 07:33
Atualizado em:06/11/2024 às 08:53
Mais um passo foi dado rumo à realização do novo concurso Funpresp-Exe: o contrato com a banca organizadora foi assinado!
O Cebraspe foi a instituição escolhida para organizar o próximo concurso Funpresp-Exe, com contrato assinado na última sexta-feira, 1º de novembro.
O extrato de contratação foi publicado nesta quarta-feira, 6, no Diário Oficial da União. O documento especifica que o vínculo entre a banca organizadora e a Funpresp-Exe terá validade de dois anos, ou seja, até novembro de 2026.
A assinatura do contrato representa um avanço importante para a realização do concurso, uma vez que não há mais pendências burocráticas para a publicação do edital, que poderá ocorrer a qualquer momento.
Concurso Funpresp-Exe terá 571 vagas de nível superior
O concurso Funpresp-Exe disponibilizará 571 vagas para a carreira de analista, sendo 558 voltadas à formação de cadastro de reserva.
Os candidatos aprovados poderão ser convocados ao longo do período de validade do concurso, que será de dois anos, com possibilidade de prorrogação.
A seleção será mais uma vez destinada à carreira de analista de previdência complementar da Funpresp-Exe, podendo contemplar diversas especialidades.
No edital de 2021, as especialidades incluídas foram:
Administrativa (Logística, Recursos Humanos e Governança)
Atuária
Auditoria e Controle
Comercial
Comunicação e Ouvidoria
Contábil
Investimentos
Jurídica
Previdenciária
Tecnologia
Vale lembrar que o Cebraspe também ficou responsável pela organização do último concurso.
O cargo de analista exige o nível superior completo, de acordo com a área de atuação. No edital anterior, a remuneração inicial era de R$6.848, com lotação em Brasília, DF.
O último concurso da Funpresp-Exe, realizado em outubro de 2021, ofereceu 53 vagas para o cargo de analista e contou com três etapas de seleção, que foram:
prova objetiva,
prova discursiva, e
avaliação de títulos.
A prova objetiva incluiu 120 questões, divididas entre 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.
Já a prova discursiva, com valor de 30 pontos, exigiu que os candidatos elaborassem um estudo de caso de até 45 linhas sobre temas específicos de sua área.
Por fim, houve a fase de avaliação de títulos, de caráter classificatório, que visou valorizar a formação e experiência profissional dos concorrentes.
O que é a Funpresp-Exe e para que serve?
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) é uma entidade fechada de previdência complementar, criada para gerenciar o regime de previdência complementar dos servidores públicos federais do Poder Executivo.
Instituída em 2013, a Funpresp-Exe tem como objetivo oferecer aos servidores uma opção adicional de previdência, complementando os benefícios da aposentadoria oficial.
A fundação administra planos de previdência que funcionam de maneira semelhante a fundos de pensão, possibilitando que os servidores acumulem recursos ao longo de suas carreiras para garantir uma renda extra no momento da aposentadoria. Esse modelo permite ao servidor maior previsibilidade e segurança financeira, além de reduzir a dependência do regime próprio de previdência social.
Com a Funpresp-Exe, os servidores podem contribuir com um valor mensal que é investido em fundos administrados pela fundação, proporcionando a chance de acumular um capital para complementar a renda de aposentadoria. Essa iniciativa também busca aliviar o orçamento da previdência pública, promovendo sustentabilidade no longo prazo para o sistema de aposentadorias no serviço público federal.
*O trecho acima, sobre o que é e para que serve a Funpresp-Exe, foi redigido com o auxílio de Inteligência Artificial (IA).