Concurso Funsaúde CE: 12 mil vagas começam a sair este mês
Novos concursos da Funsaúde CE, que vão somar cerca de 12 mil vagas, começam a ser abertos no final de agosto.
Autor:
Publicado em:04/08/2020 às 13:43
Atualizado em:04/08/2020 às 13:43
A partir do final de agosto serão lançados os editais do concurso Funsaúde CE. As seleções vão somar cerca de 12 mil vagas para a área da saúde cearense até o final deste ano. [tag_teads]
Os primeiros hospitais contemplados serão o Hospital de Messejana, localizado na zona sudeste da capital, e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde do estado, Dr. Cabeto, em entrevista ao site Diário do Nordeste.
Anteriormente, ele já havia divulgado que para essas unidades deveriam ser oferecidas aproximadamente 6 mil vagas. Os cargos e salários ainda não foram divulgados.
Outros hospitais do Ceará que serão geridos pela nova Fundação Regional de Saúde ainda passam por estudos para ter o número de vagas definido. Mas de acordo com o secretário de Saúde, o processo será realizado em todas as unidades até o fim deste ano.
“Estamos fazendo o que a gente chama de redimensionamento das unidades, para que a gente possa abrir o concurso com o número de vagas adequadas. Isso em parceria com o Instituto Einstein de Gestão. Duas das nossas unidades já terminaram esse redimensionamento, foi o HGF e o Hospital de Messejana, portanto devem ser os primeiros concursos.”
Resumo do concurso Funsaúde CE
Vagas: 12 mil Cargos: ainda não divulgado Status: previsto
A Funsaúde CE foi criada em março, com o objetivo de apoiar os municípios na execução dos seus serviços de saúde, regionalizando esses atendimentos. Por isso as vagas serão distribuídas por várias unidades e áreas do estado, conforme as unidades regionais, e provavelmente em editais também separados.
Nova fundação será coordenada pela Sesa CE
Sob a coordenação da secretaria de Saúde, a Funsaúde CE colocará em funcionamento o projeto de regionalização da saúde do Ceará, que faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde lançada em agosto de 2019.
O estado vai transferir gradualmente seus serviços assistenciais para a entidade descentralizada, que terá a finalidade de apoiar as regiões de saúde e gerir os serviços assistenciais.
Em mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador Camilo Santana destacou ser “de suma importância que se dote a administração pública de figuras jurídicas descentralizadas, que proporcionem uma melhor capacidade de gestão, típica do direito privado, sem perder as necessárias garantias de controle público”.
A Fundação Regional de Saúde não será mantida pelo Estado, mas prestará serviço ao poder público mediante contrato, com autonomia para captar outras fontes de receitas.
Sesa CE tem concurso previsto para 7 mil vagas
Em dezembro de 2019 a Assessoria de Imprensa da Saúde do CE confirmou à FOLHA DIRIGIDA que deve abrir um novo concurso com cerca de 7 mil vagas em 2020. Os cargos e áreas que serão contemplados não foram informados.
Em entrevista concedida na época ao jornal O Povo, o secretário de Saúde disse que o edital pode ser sair no primeiro semestre deste ano. O governador também chegou a anunciar, no final de 2018, um novo concurso para área da Saúde.
O último concurso para a Pasta foi realizado em 2016 com oferta de 2.937 vagas. Dessas, 1.851 eram para nível médio e 1.086 para nível superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório, compostas de 50 a 60 questões. Os de nível superior também passaram por prova de títulos, somente classificatória.