Concurso Guarda Betim-MG: próxima fase da licitação inicia no dia 18

A Prefeitura de Betim, em Minas Gerais, já marcou a data da próxima fase da licitação para escolha da organizadora do concurso para guarda.

Autor:
Publicado em:16/10/2019 às 08:11
Atualizado em:16/10/2019 às 08:11

A Prefeitura de Betim, em Minas Gerais — Região Metropolitana de Belo Horizonte —, dará continuidade ao processo licitatório para escolha de organizadora do concurso para a guarda civil, mesmo com o decreto de estado de calamidade pública. A data da próxima fase, inclusive, já foi anunciada no último dia 15 a data da próxima fase da licitação.

A sessão será realizada no dia 18 de outubro, às 14 horas, conforme publicado no Diário Oficial do Município. Três empresas foram convidadas a participar da reunião. Foram elas: 

  • Instituto AOCP; 
  • Instituto Nacional de Concurso Público (INCP); 
  • Fundação Guimarães Rosa e Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).

Além dessas, outras três empresas encaminharam propostas para a prefeitura, mas foram inabilitadas logo na primeira fase da licitação. Trata-se das organizadoras: 

  1. Resoluti Serviços de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal Ltda (inabilitada por não apresentar a declaração de infraestrutura); 
  2. ADM&TEC – Instituto de Administração e Tecnologia (inabilitada por não apresentar o registro no Conselho Regional de Administração – CRA); 
  3. Reis e Reis Auditores Associados EPP (inabilitada por não apresentar o registro no Conselho Regional de Administração – CRA);

Prefeitura previa publicação de edital ainda este ano

O concurso para a guarda de Betim-MG estava previsto para ser realizado ainda este ano. Mas, é possível que a publicação do edital sofra um atraso por conta do decreto de estado de calamidade vigente no município por 90 dias. Ou seja, até janeiro de 2020.

O decreto foi anunciado no dia 9 de outubro. O prazo inicial poderá ser prorrogado caso a situação financeira do município não apresente melhoras dentro dos 90 dias.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Administração da Prefeitura, Ronivon Martins da Silva, disse que o concurso deve oferecer 60 oportunidades, sendo 57 para homens e três para mulheres. 

No entanto, o Plano Municipal de Segurança Pública para o biênio 2019/2020, publicado pela prefeitura no início de setembro, prevê que o concurso pode oferecer até 120 vagas. O objetivo é fortalecer a guarda municipal.

 “A demanda crescente por segurança exige a ampliação dos quadros da Guarda Municipal”, descreve o texto do Plano Municipal.

O texto ainda prevê a criação de um plano de carreira para a categoria. Além de um quartel exclusivo para a guarda municipal, com o intuito de oferecer mais conforto e identidade aos agentes.

+ Concurso para guarda municipal de Betim-MG poderá ter até 120 vagas

Prefeitura de Betim-MG
Prefeitura decretou estado de calamidade pública no último dia 9
(Foto: Reprodução/Facebook)

>> Prepare-se para concursos públicos <<

Concuso com mais de 390 vagas está suspenso

A Prefeitura de Betim-MG também publicou em Diário Oficial um aviso de suspensão do concurso que oferece 392 vagas para diversos cargos da Administração Pública. Segundo o informe, a suspensão ficará válida até que sejam publicadas novas deliberações.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa do órgão disse que, inicialmente, a suspensão terá um prazo igual ao período de validade do decreto. Ou seja, 90 dias.

+ Concurso da Prefeitura de Betim-MG é suspenso por 90 dias

Durante esse prazo a prefeitura trabalhará estratégias para a recuperação orçamentária do município. Se tudo ocorrer dentro do previsto, em janeiro o concurso poderá ser retomado.

Além dessas duas seleções, a prefeitura também realizaria um concurso para área da Saúde. O edital estava previsto para ser publicado até dezembro de 2019.

Mas, diferentemente dos demais, os preparativos para essa seleção ainda não haviam começado. Dessa forma, espera-se que a prefeitura dê início aos trâmites para contratação da organizadora desta seleção em 2020.