Concurso Guarda de Cubatão-SP: prefeitura prevê 100 vagas em janeiro

O edital do concurso Guarda de Cubatão-SP poderá ser publicado até o final de janeiro com oferta de 100 vagas imediatas

Autor:
Publicado em:07/01/2020 às 15:00
Atualizado em:07/01/2020 às 15:00

Até o final de janeiro, a Prefeitura de Cubatão, em São Paulo, estima abrir um novo concurso para a recém-criada Guarda Municipal. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 7, a Assessoria de Imprensa do município informou que o edital deve trazer cerca de 100 vagas.

De acordo com a prefeitura, o edital ainda não foi finalizado. Portanto, a oferta poderá ser alterada pela Administração. A escolaridade e os salários não foram informados. 

No momento, os preparativos estão na fase de contratação da banca organizadora.  A instituição escolhida será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas e físicas.

O projeto para criação da Guarda Municipal de Cubatão foi aprovado pelo Legislativo local, no dia 27 de dezembro, em sessão extraordinária. Com a imediata sanção pelo prefeito Ademário Oliveira, os trâmites necessários para abertura do concurso Guarda de Cubatão-SP foram agilizados.

Prefeitura de Cubatão-SP abrirá o primeiro concurso para 
Guarda Municipal (Foto: Divulgação)

 

O secretário de Segurança Pública e Cidadania da cidade, Jefferson Cansou, detalhou que os aprovados serão submetidos a treinamento para exercer o cargo.

“Após a realização do concurso, os aprovados passarão por um curso que vai qualificá-los para as suas funções. É importante ressaltar que o aprovado tem metas a cumprir durante o curso, caso contrário poderá ser dispensado, conforme prevê a lei de criação da Guarda”, disse.

Além do treinamento teórico e prático previstos no curso, que seguirá as normas da matriz curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os futuros GCM’s passarão por avaliação psicológica.

“As avaliações psicológicas fazem parte do currículo e são de extrema importância, principalmente em situações de stress que podem vir a ocorrer durante a rotina de um GCM. Ele precisa estar mentalmente preparado para encarar qualquer dificuldade sem colocar em risco a integridade física de qualquer munícipe”, ressaltou o secretário.

+ Assine a Folha Dirigida e aumente suas chances de aprovação
+ Prefeitura de Cubatão abrirá concurso para Guarda Municipal

Concurso Guarda de Cubatão-SP poderá chamar excedentes

De acordo com a lei, a Guarda Civil Municipal de Cubatão terá efetivo de 327 agentes, que passarão por treinamento específico. Para atingir tal número, a prefeitura poderá chamar os aprovados no concurso como excedentes.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania também explicou que, nos primeiros quatro anos, os cargos de chefia da corporação serão ocupados por pessoas com qualificação para tal função indicadas pelo poder Executivo. A partir do quinto ano, toda chefia deverá ser composta por funcionários de carreira da Guarda Civil Municipal.

“Este ponto é necessário para que haja tempo hábil de formar guardas, dar experiência de trabalho e prepará-los para assumir cargos de comando com a capacidade de realizar todas as funções com a excelência que o posto exige”, afirmou.

A Guarda de Cubatão, localizada a 68 km de São Paulo Capital, terá caráter civil e será uniformizada. Além disso, seus agentes serão armados e cumprirão regime especial de hierarquia e disciplina.

A vereadora Érika Verçosa (PSDB), durante a votação para criação da Guarda Municipal, chamou atenção da importância em ter uma maior segurança na cidade. Sobretudo para o público feminino, uma vez que as maiores vítimas de insegurança são mulheres.

“Eu como mulher e não somente membro de uma comissão, considero o projeto fundamental, porque dará maior segurança para as mulheres”, alertou a parlamentar.

Os rumores do concurso começaram em 2017, mas só foram efetivamente confirmados no final do último ano, com a criação da Guarda Civil Municipal.