Concurso Guarda de Maricá-RJ divulga cartões com locais de prova
Coseac-UFF divulga cartões de confirmação de inscrição com locais de prova do concurso para a Guarda de Maricá, no Rio de Janeiro.
Autor:
Publicado em:27/11/2019 às 12:32
Atualizado em:27/11/2019 às 12:32
Foi publicado na tarde esta quarta-feira, 27, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) do concurso Guarda de Maricá-RJ. Com eles, os candidatos poderão consultar os locais de realização das provas objetivas, no próximo dia 8 de dezembro.
Para acessar os cartões é preciso fazer login no site da Coseac-UFF, organizadora, com CPF e senha de candidato. Se não conseguir acessar o CCI, o concorrentes deve entrar em contato com a banca na quinta-feira, 28.
No mesmo dia, a Coseac vai aceitar solicitações de acertos das informações divulgadas no CCI. Cada candidato é responsável por conferir os dados e entrar em contato com banca em caso de incorreções.
As provas do concurso para guarda municipal de Maricá serão aplicadas no dia 8 de dezembro, domingo, no turno da tarde. Os horários exatos também podem ser consultados no CCI.
Provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório
As provas objetivas serão a primeira etapa de avaliação do concurso para guardas. O exame terá caráter eliminatório e classificatório, sendo avaliado na escala de 0 a 100 pontos.
Todos os candidatos terão, no máximo, quatro horas para responder a 50 questões distribuídas da seguinte forma:
Língua Portuguesa - 10 questões (1,25 pontos cada)
Raciocínio Lógico e Noções de Informática - 10 questões (1,25 pontos cada)
Conhecimentos Específicos - 30 questões (2,5 pontos cada)
Na parte específica serão cobrados conhecimentos sobre Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Legislação Específica.
Aqueles que obtiverem nota zero em qualquer uma das matérias serão automaticamente eliminados do concurso. Para ser habilitado no exame também será preciso alcançar, pelo menos, metade da pontuação total prevista, ou seja, 50 pontos.
Os habilitados e classificados em até quatro vezes o número de vagas seguirão para as próximas etapas de avaliação, que compreenderão:
teste físico, previsto para ocorrer entre os dias 7 e 13 de janeiro de 2020;
exame psicotécnico, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2020; e
exame médico, em 10, 11 e 12 de fevereiro de 2020.
Serão convocados para o TAF (de caráter apenas eliminatório) 800 candidatos, sendo 600 da ampla concorrência, 160 negros e 40 portadores de deficiência. A etapa vai abranger:
flexão abdominal
flexão de cúbitos (braços)
corrida de velocidade
corrida de resistência.
Os considerados aptos no TAF serão chamados para os exames psicotécnico e médico, ambos de caráter eliminatório.
Por fim, será realizada a investigação social e um curso de formação, que compõem a segunda fase da seleção. Serão chamados para essas etapas os não eliminados nas etapas anteriores, até o limite de 270 pessoas.
A investigação será de responsabilidade da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá e poderá se estender até a homologação.
A convocação será divulgada no dia 19 de fevereiro, junto com as instruções para retirada e entrega do Questionário de Informações Confidenciais (QIC). Já o curso de formação será de responsabilidade da UFF e terá duração de três meses.
Aqueles que forem aprovados na segunda fase estarão habilitados para ingressar na carreira da Guarda de Maricá. Os classificados além da oferta imediata de vagas vão compor o cadastro de reserva, que poderá ser utilizado durante o prazo de validade.
Segundo a lista de inscrições homologadas divulgada pela banca, o concurso da Guarda Municipal de Maricá atraiu um total de 10.053 candidatos. Desses, mais de 1.200 ficaram isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Confira a lista de inscrições deferidas:
A seleção visa preencher 200 vagas na carreira de guarda municipal, de modo que a concorrência aproximada será de 50 pessoas por vaga. São 150 chances na ampla concorrência, 40 para negros (pretos ou pardos) e dez para pessoas com deficiência.
Para ingressar na carreira é preciso ter o ensino médio completo; idade entre 18 e 35 anos completos no primeiro dia do período de inscrição, ou seja, 16 de outubro; e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.
O ganho inicial é de R$2.449,13, sendo R$1.749,38 de vencimento básico mais uma acréscimo de 40% de referente ao adicional de periculosidade. O regime de trabalho é de 40 horas por semana.