Concurso Guarda de Maricá-RJ: divulgado o gabarito da prova objetiva

Coseac-UFF divulga o gabarito preliminar das provas objetivas para o concurso da Guarda de Maricá, no Rio de Janeiro.

Autor:
Publicado em:08/12/2019 às 15:29
Atualizado em:08/12/2019 às 15:29

Os candidatos que realizaram as provas objetivas do concurso Guarda de Maricá-RJ neste domingo, 8, já podem consultar os gabaritos preliminares. Eles foram divulgados pela Coseac-UFF, organizadora, no fim da tarde. 

Aqueles que não concordarem com o gabarito ou que queiram entrar com recursos contra alguma questão da prova podem fazer as contestações no site da banca. O prazo ficará aberto somente até as 18h de segunda-feira, 9. 

O resultado final da etapa, com as notas definitivas, será publicado no dia 18 de dezembro, juntamente com o resultado dos recursos impetrados e com a convocação para o teste físico.

Como funcionam os recursos nos concursos públicos?

Aprovação nas provas objetivas exige 50% dos pontos

Os candidatos a guarda municipal de Maricá tiveram até quatro horas para responder a 50 questões de múltipla escolha. O exame será avaliado na escala de 0 a 100 pontos, sendo que a pontuação varia de acordo com a disciplina:

  • Língua Portuguesa - 10 questões (1,25 pontos cada)
  • Raciocínio Lógico e Noções de Informática - 10 questões (1,25 pontos cada)
  • Conhecimentos Específicos - 30 questões (2,5 pontos cada)

Para ser considerado aprovado é preciso ter alcançado, pelo menos, metade da pontuação total, ou seja, 50. Além disso, não se pode zerar qualquer um dos tópicos da prova (Português, Raciocínio Lógico/ Noções de Informática e Conhecimentos Específicos).

Os candidatos que não atenderem aos requisitos mínimos de pontuação estão automaticamente eliminados do concurso públicos. Os demais poderão ser chamados para a etapa seguinte, desde que tenham sido classificados até a 800ª posição. 

Serão convocados para o teste físico (TAF) os 800 candidatos com notas mais altas na prova objetiva, sendo que 600 serão da lista de ampla concorrência, 160 da lista de candidatos negros e 40 da lista de portadores de deficiência.

O edital de convocação para o TAF será divulgado no dia 18 de dezembro, com a relação nominal de todos os candidatos habilitados para participar da etapa. O exame está marcado para para ocorrer entre os dias 7 e 13 de janeiro de 2020 e vai abranger:

  • flexão abdominal
  • flexão de cúbitos (braços)
  • corrida de velocidade
  • corrida de resistência

Os habilitados no teste físico, por sua vez, seguirão para as demais etapas de avaliação do concurso, sendo elas: os exames psicotécnico (nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro) e médico (em 10, 11 e 12 de fevereiro), ambos de caráter eliminatório. 

Seu concurso tem teste físico? Confira as dicas!

Ainda haverá a investigação social e um curso de formação, que compõem a segunda fase da seleção. Serão chamados para essas etapas os não eliminados nas etapas anteriores, até o limite de 270 pessoas. 

(Foto Divulgação)
Concurso Guarda de Maricá-RJ tem mais de 10 mil inscritos
(Foto: Divulgação)

Concurso Guarda de Maricá-RJ tem mais de 10 mil inscritos

Eram esperados um total de 10.053 candidatos nas provas objetivas para a Guarda de Maricá. Até o momento, a prefeitura não divulgou o número de faltosos na aplicação. 

A oferta é de 200 vagas de guarda municipal, de modo que a concorrência estimada é de aproximadamente 50 pessoas por vaga. São 150 chances na ampla concorrência, 40 para negros (pretos ou pardos) e dez para pessoas com deficiência.

Para concorrer a guarda municipal em Maricá os requisitos foram o ensino médio completo; idade entre 18 e 35 anos completos no primeiro dia do período de inscrição, ou seja, 16 de outubro; e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.

O ganho inicial é de R$2.449,13, sendo R$1.749,38 de vencimento básico mais uma acréscimo de 40% de referente ao adicional de periculosidade. O regime de trabalho é de 40 horas por semana.

Aqueles que forem aprovados no curso de formação e na investigação social estarão habilitados para ingressar na carreira. Os que ficarem classificados além da oferta imediata de vagas, vão compor o cadastro de reserva.

Fui convocado para o curso de formação. A vaga é minha?

O banco do aprovados remanescentes poderá ser utilizado durante a validade do concurso. O prazo será de dois anos, contados a partir da homologação, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.