Concurso Guarda de Niterói RJ deve ter uso do cadastro de reserva

Então secretário de Ordem Pública fala sobre histórico e uso do cadastro de reserva no concurso Guarda de Niterói RJ. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:23/01/2025 às 16:34
Atualizado em:23/01/2025 às 16:35

Com provas marcadas para o dia 16 de março, o concurso Guarda de Niterói RJ oferece 209 vagas imediatas. Além desse número, o cadastro de reserva deve ser amplamente utilizado.


Em entrevista ao Instituto Selecon, banca organizadora do concurso, o então secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique Azevedo, falou sobre o histórico e a perspectiva de convocação de excedentes.


Ele relembrou que o último concurso para Guarda Civil de Niterói, em 2019, era destinado a 142 vagas, mas 393 aprovados foram convocados, zerando o cadastro de reserva.

"Usamos todo o cadastro de reserva em função do crescimento da Guarda. Nesse período, tivemos a reposição natural do efetivo e também um aumento no número de vagas em função de uma nova lei que alterou o número de guardas na corporação, passando de cerca de 714 para 1000. Com isso, no total, foram mais de 390 convocados no concurso de 2019 para o cargo de Guarda Municipal e ainda continuamos com vagas remanescentes, tanto que abrimos logo em seguida um processo que deu origem ao concurso atual, com uma previsão inicial de mais de 200 vagas", disse o então secretário.

De acordo com o coronel Paulo Henrique, já existem mais vagas para preenchimento do que as que constam no edital.

"Hoje já temos cerca de 280 vagas abertas e com expectativa de um aumento em um curto prazo face ao número de guardas civis municipais que estão frequentando cursos em outras forças. Esse número (209 vagas) era o que tínhamos oficialmente quando iniciamos o processo do concurso, em 2023, mas hoje já temos mais vagas", explicou. 

Guarda de Niterói RJ tem novo concurso aberto com 209 vagas imediatas

(Foto: Divulgação)


Questionado se o cadastro de reserva será utilizado, ele respondeu: "quase com certeza". O resultado final do concurso está previsto para 1º de julho de 2025 e as convocações só poderão começar em seguida.


Atualmente, com a mudança na gestão do município, Gilson Chagas assumiu como secretário municipal de Ordem Pública.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Concurso Guarda de Niterói RJ tem mais de 70 mil inscritos

O concurso Guarda de Niterói RJ registrou o total de 70.183 inscritos. O número foi confirmado pela prefeitura à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida.


Como o concurso oferece 209 vagas imediatas, há mais de 335 pessoas na disputa por uma oportunidade para guarda civil municipal de Niterói.


O cargo tem como requisitos o ensino médio completo e a altura mínima de 1,55m, para mulheres, e 1,60m, para homens.


O limite de altura era maior, porém, o edital foi retificado para atender aos entendimentos firmados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


A altura mínima será critério eliminatório no exame antropométrico. Desta forma, candidatos que não atenderem a essa exigência, mesmo que aprovados em outras etapas, não poderão realizar a prova de capacidade física.


A remuneração inicial será de R$4.858,28, sendo composta pelo vencimento base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho, incidindo, ainda, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.


Há também um adicional de formação para quem faz graduação e pós-graduação e custeio para uniforme, duas vezes por ano.

Prova do concurso GM Niterói RJ serão em março

A prova objetiva será a primeira etapa do concurso Guarda de Niterói RJ. A aplicação está marcada para o dia 16 de março, no próprio município.


Os candidatos terão que responder a 100 questões, sendo exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa: 30 questões;
  • Conhecimentos Básicos de Direito (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal/Processo Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto Geral das Guardas Municipais, Legislação de Trânsito e Sistema Único de Segurança Pública): 50 questões;
  • Conhecimentos Básicos de Informática: 10 questões; e
  • Conhecimentos do Município de Niterói: 10 questões.

A avaliação será realizada no turno da tarde, com fechamento dos portões às 13h45.


Para ser considerado aprovado, o concorrente deverá:

  1. obter no mínimo 50 dos 100 pontos possíveis na prova;
  2. obter pelo menos 50% dos pontos da disciplina de Conhecimentos Básicos de Direito (mínimo de 25 pontos); e
  3. obter pelo menos 40% dos pontos de cada uma das demais disciplinas:
  • Língua Portuguesa: mínimo de 12 pontos;
  • Conhecimentos de Informática: mínimo de 4 pontos; e
  • Conhecimentos do Município de Niterói: mínimo de 4 pontos.

O concurso ainda terá as etapas de: exame antropométrico e prova de capacidade física; exame psicotécnico; exame médico; e investigação social e documental.


Os aprovados deverão participar ainda de um curso de formação profissional, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência.


Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.


Clique e saiba mais