Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: dicas de Estatuto do Servidor

Conhecimentos Específicos no concurso Guarda de São Gonçalo RJ terá peso maior. Confira dicas de Estatuto do Servidor Público do município.

Autor:
Publicado em:23/06/2020 às 07:18
Atualizado em:23/06/2020 às 07:18

Prova de Conhecimentos Específicos do concurso Guarda de São Gonçalo RJ tem peso maior


Por ter peso dois no concurso, os candidatos a guarda municipal da Prefeitura de São Gonçalo precisam dar atenção especial ao conteúdo de Conhecimentos Específicos, que contará com 20 das 80 questões da prova.

O Estatuto faz parte do conteúdo de Conhecimentos Específicos, que conta também com a Lei 3.022/14 (Estatuto Geral das Guardas) e a Lei 13.675/18 (Sistema Único de Segurança Pública).
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Para o professor Patrick Barreto, essas três legislações deverão contar, cada uma, com um quantitativo que deverá variar de seis a dez questões.

Para o docente, que leciona no curso Degrau Cultural, o nível de dificuldade da prova que será elaborada pelo Instituto Selecon (organizadora), no que tange a Conhecimentos Específicos, deverá ser mediano.
 

“A banca tem perfil de dar vida à lei, ou seja, criar histórias, não cobrando muito letra de lei”, explicou.


+ Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: previsão de contratação imediata
 

Alguns candidatos vêm destacando que não existem muitas questões de provas anteriores para serem resolvidas que abordem o Estatuto do Servidor Público de São Gonçalo.

Frente a isso, o professor afirma que a melhor forma de estudo é a técnico de repetição.
 

“O jeito é ler várias vezes o Estatuto, dando atenção aos pontos mais cobrados em prova”, afirmou

 

Patrick Barreto acredita que prova para guarda terá entre seis e dez questões sobre Estatuto (Foto: Girley Oliveira)
Especialista acredita que prova para guarda terá entre seis e dez questões sobre Estatuto
(Foto: Girley Oliveira)

 

O que mais cai nas provas de guardas municipais?


Patrick Barreto destaca ainda os assuntos mais recorrentes que caem nas seleções.
 

“Foquem em concurso público, investidura, estabilidade, estágio probatório, licenças, vantagens, deveres, proibições, responsabilidades e penalidades dos servidores. Formas de provimento é um assunto que também sempre cai nas provas”.


+ Professor orienta como ter organização nos estudos para concursos
 

Patrick Barreto alerta os candidatos a não resolverem questões de estatutos de outros municípios. “Eles possuem regras diferentes!”, disse.

O professor ainda faz mais uma recomendação.
 

“O aluno deve ter atenção aos pontos que estão inconstitucionais no Estatuto, tendo como referência os artigos que vão do 37 ao 41 da Constituição Federal. Esses conteúdos fazem parte do Direito Administrativo, disciplina que o candidato deverá dar bastante atenção. Muitas questões são retiradas desses artigos da Carta Magna”, finalizou


Provas estão previstas para agosto


A prova objetiva, prevista para o dia 16 de agosto, das 9h às 12h30, será composta por 80 questões, sendo 15 de Português, 20 de Noções de Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo), 15 de Legislação Extravagante e 30 de Conhecimentos Específicos (20 de Legislação da Guarda Municipal de São Gonçalo e dez de Informática).
 

+ Concurso Senado: como estudar para o cargo de policial legislativo?


Para obter a aprovação, o candidato deverá conseguir, ao menos, 50% dos pontos e não zerar nenhuma das disciplinas.

Os aprovados passarão ainda por exame de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos, investigação social e curso de formação.

De acordo com a secretária de Segurança de São Gonçalo, o objetivo da prefeitura é que os aprovados possam iniciar as suas atividades tão logo seja concluído o curso de formação.

+ Concurso Bacen: quadro de pessoal preocupa profissionais

Concurso Guarda de São Gonçalo RJ pode ficar válido até quatro anos


A Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, segue recebendo inscrições no concurso para guarda municipal. Com uma oferta total de 160 vagas, sendo 40 imediatas e 120 em cadastro de reserva.

Os aprovados em cadastro poderão ser contratados durante o prazo de validade da seleção, de dois anos, podendo dobrar.
 

+ Professor fala da importância do treinamento físico para concursos


Outro atrativo da seleção são os ganhos mensais. Segundo informou a secretária de Segurança Pública de São Gonçalo, Luana Medeiros, além do salário-base de R$974, os contratados podem receber:
 

  • adicional de risco de vida, na base de 60% do vencimento-base;
  • produtividade de trânsito, de 50%;
  • gratificação de desempenho funcional, de até 100%;
  • Regime Especial de Trabalho (RET), na de 50%; e
  • além de outras gratificações após o cumprimento do estágio probatório, de três anos de pleno exercício funcional.


Os contratados também terão direito a auxílio transporte e assistencial médica ambulatorial, por meio do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (Ipasg).

As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego. Os interessados em participar do concurso deverão realizar a inscrição no site do Instituto Selecon (organizador) até o dia 2 de agosto.

O primeiro passo é preencher o cadastro com os dados pessoais. Em seguida, é preciso imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa, de R$80, até o dia 3 do mesmo mês, em qualquer agência bancária.