Novo concurso Guarda de Fortaleza CE é anunciado; mil vagas!
Prefeito Sarto Nogueira anuncia um novo concurso Guarda de Fortaleza CE com mil vagas. Edital está previsto para 2022. Veja detalhes!
Autor:
Publicado em:18/10/2021 às 10:40
Atualizado em:18/10/2021 às 10:40
Os cearenses de plantão podem comemorar, pois um novo concurso Guarda de Fortaleza CE será realizado em 2022. Os preparativos já foram anunciados para a realização da nova seleção.
A informação foi anunciada pelo próprio prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), na última sexta-feira, 15.
Durante uma cerimônia que marcou a promoção de 235 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza, capital do Ceará, Sarto anunciou que já foram iniciados os preparativos para um novo concurso com mil vagas, que está previsto para acontecer em 2022.
De acordo com o prefeito, as equipes da prefeitura já foram acionadas. O objetivo é avaliar o impacto financeiro e orçamentário.
"Eu já pedi para nossa equipe de planejamento para que faça um estudo e uma prospecção para que a gente possa fazer de até mil guardas, assim que o fluxo econômico da prefeitura possa realizar", disse o chefe da administração.
Sobre a demora na realização do concurso, Sarto explicou o motivo pelo qual não foi possível promover a seleção em 2021:
"Neste ano de 2021, a lei complementar 173 não permite a realização de concurso ou a efetivação de cargos por causa da pandemia, mas pedi à equipe para que, a partir do ano que vem, a gente possa fazer o concurso", explicou o prefeito.
Concurso GM Fortaleza CE: veja quando foi o último edital
A Guarda Municipal de Fortaleza, no estado do Ceará, não realiza concurso desde 2013, quando o último edital foi publicado com oferta de também 1.000 vagas. Na época, a banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Além do guarda municipal, a seleção também ofertou chances para agente de defesa civil e agente de segurança institucional. A jornada de trabalho era de 180 horas mensais, com salários variáveis de R$1.652 a R$1.923.
Em 2013, os candidatos foram avaliados por três etapas de seleção, sendo a primeira composta por prova objetiva. A avaliação versou por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, somando 50 questões, sendo elas:
Língua Portuguesa - 15 questões;
Conhecimentos sobre Fortaleza - cinco questões;
Atualidades - cinco questões;
Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal - 12 questões;
Legislação Municipal - sete questões; e
Legislação Específica - seis questões.
Na segunda etapa, foram realizadas as fases de exame médico e o exame toxicológico. Já na terceira, o candidato é convocado para oa avaliação psicológica, investigação social, avaliação de capacidade física e o curso de formação.