Concurso Guarda de Manaus AM: secretário prevê edital este ano

O edital do concurso da Guarda de Manaus AM deverá ser publicado até o final de outubro ou início de novembro, com oferta de 200 vagas.

Concursos Previstos
Autor:Luiz Gabriel Saldanha
Publicado em:01/09/2023 às 11:40
Atualizado em:01/09/2023 às 11:40

O edital do concurso da Guarda de Manaus AM pode ser publicado em breve. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus, Sérgio Fontes, o documento está previsto para ser divulgado até o final de outubro ou início de novembro.


As informações sobre o concurso foram dadas pelo secretário na última quinta-feria, 31, durante uma entrevista ao CBN Amazônia.

"A nossa intenção é que o edital e a prova saiam ainda este ano. O prefeito autorizou o número de vagas, são 200 vagas de nível médio. Devemos liberar o edital até o final do mês de outubro, começo do mês de novembro, para a gente poder realizar as provas o mais rápido possível", explica o secretário.

Segundo o secretário, o próximo concurso exigirá o nível médio completo dos candidatos. Ainda de acordo com Fontes, o edital não deverá exigir idade mínima ou máxima para participação.


Importante destacar que a comissão do próximo concurso da Guarda de Manaus AM já está formada, o próximo passa para a publicação do edital é a escolha da banca organizadora.


Está estudando para esse concurso? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Edital do concurso da Guarda de Manaus AM deve ser publicado até o final de outubro

(Foto: João Viana e Altemar Alcântara / Semcom)


Último concurso foi há mais de 10 anos

O último concurso para a Guarda Municipal de Manaus AM foi publicado em 2012 e há a necessidade de um novo edital. Ainda durante entrevista ao CBN Amazônia, o secretário Sérgio Fontes destacou a quantidade de cargos vagos na corporação.

"O prefeito optou por começar com apenas 200 vagas, ainda que a gente tenha mais necessidade, mas a gente faz com 200 vagas para ganhar expertise para que os próximos sejam mais rápidos e sejam feitos com mais assertividade", afirmou o secretário.

Segundo informações da prefeitura, o efetivo atual é de 383 servidores. O concurso da Guarda de Manaus AM chegou a estar previsto para 2021, mas atrasou. Em 2022, o governo confirmou que a seleção seguiria nos planos.


O último concurso foi organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e foi composto por quatro etapas:

  • prova objetiva;
  • avaliação médica;
  • exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

Os candidatos realizaram as provas objetivas compostas por 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades.


Além disso, os candidatos também realizaram os exercícios de teste dinâmico de barra, flexão de braços em seis apoios, flexão abdominal e corrida na etapa do teste de aptidão física.


Na época, os ganhos iniciais eram de R$900 mais benefícios.


Em setembro o QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA e conquiste uma das mais de 100 mil vagas em concursos ainda em 2023!


Inscreva-se grátis na live e garanta uma série de benefícios, como:


  • Lançamento de combos inéditos para sua aprovação
  • Novas ofertas e descontos imperdíveis
  • Mentorias exclusivas e gratuitas com os maiores professores do país
  • Sorteios de Super Combos, Cursos de Pós e Assinaturas Vitalícias do Qconcursos
Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPrefeitura Municipal de Manaus

Salário

Até R$ 2.689,78

Cargos

1

Vagas

200
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso TRE Unificado - Aula de Direito Constitucional: Princípio da Separação dos Poderes

Equipe Qconcursos