Concurso Ibama: divulgada portaria que nomeia 257 excedentes

Foi publicada oficialmente a portaria que autoriza a nomeação dos 257 aprovados no concurso do Ibama. Agora, os candidatos já podem tomar posse.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/08/2023 às 07:32
Atualizado em:15/08/2023 às 08:28

A portaria que autoriza a nomeação dos 257 excedentes do concurso do Ibama foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15. Com isso, os candidatos já podem ser convocados.


O quantitativo já havia sido anunciado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, em julho, quando anunciou um pacote de provimentos (novos concursos e nomeações).


Ao todo, o Ibama poderá chamar mais 257 aprovados, sendo:

  • 24 analistas administrativos;
  • 100 analistas ambientais; e
  • 133 técnicos ambientais.

Além da ministra Esther Dweck, a portaria também foi assinada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

ACESSE AQUI A DECRETO!


O decreto impõe que caberá ao presidente do Ibama:

  • verificar previamente as condições para a nomeação dos candidatos; e
  • editar os atos necessários ao cumprimento do disposto neste Decreto.

Na última semana, ao participar do lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ministra Marina Silva confirmou que os excedentes do Ibama seriam chamados e afirmou que um novo concurso público será realizado.


Para isso, é necessária uma autorização do Ministério da Gestão e Inovação.


O último concurso para o Ibama teve edital divulgado em 2021. Foram abertas 568 vagas imediatas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas, de nível superior. 


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Ibama poderá chamar excedentes e espera aval para novo concurso público

(Foto: Carla Marques/Ibama-PE)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Ibama quer novo concurso com 2,4 mil vagas

A realização de um novo concurso Ibama é possível. Inclusive, o órgão e o Ministério do Meio Ambiente realizam esforços em prol de uma nova autorização do governo.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis solicitou autorização para 2.408 vagas de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo. 


Recentemente, foram autorizadas mais de 8 mil vagas em novos concursos federais, mas, por enquanto, um novo edital para o Ibama ainda não foi contemplado.


Na última semana, o presidente Lula falou sobre a necessidade de um novo concurso para o Ibama e para a Polícia Federal.

"Só o Ibama tinha 1.700 pessoas quando eu era presidente da República, quando nós voltamos tinham 700 pessoas. Não tem capacidade de fiscalização, então nós precisamos ter consciência de que não é gasto, nós precisamos fazer concurso [...] A Polícia Federal para tomar conta disso, é porque nós precisamos de mais policiais, fazer mais concursos, senão você não combate o crime organizado", disse o presidente".

A ministra Esther Dweck, por sua vez, afirmou que o edital será autorizado em breve.

“O presidente me cobrou, ao vivo, praticamente. Eu estava na coletiva de imprensa de anúncio de concursos e ele me ligou e falou que faltavam duas áreas que não estavam lá realmente e vão sair em breve. (...) Ele cobrou muito Ibama. Eu expliquei que já tinha um concurso em aberto, mas a gente vai fazer um novo”, garantiu a ministra responsável por analisar e autorizar os novos concursos federais. 

Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!