O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar nesta terça-feira, 8, que um novo concurso para o Ibama é necessário. A novidade, porém, foi a menção à necessidade de uma seleção também para a Polícia Federal.
"Só o Ibama tinha 1.700 pessoas quando eu era presidente da República, quando nós voltamos tinham 700 pessoas. Não tem capacidade de fiscalização, então nós precisamos ter consciência de que não é gasto, nós precisamos fazer concurso [...] A Polícia Federal para tomar conta disso, é porque nós precisamos de mais policiais, fazer mais concursos, senão você não combate o crime organizado", disse o presidente".
A declaração de Lula ocorreu durante o Conversa com o Presidente desta terça-feira, 8. De acordo com Lula, nos últimos anos, o quadro de pessoal do Ibama reduziu e há urgência para a recomposição da força de trabalho.
Esta não é a primeira vez que o chefe do Poder Executivo Federal menciona a necessidade de um concurso para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
No dia 11 de julho, durante o mesmo programa, Lula citou o mesmo percentual e necessidade de novo edital para o órgão.
Desde que assumiu a presidência, em janeiro, Lula vem reafirmando a necessidade de um novo concurso Ibama. Apesar disso, o instituto recebeu aval apenas para o preenchimento de 257 nomeações de aprovados em 2021, sendo:
- 24 analistas administrativos;
- 100 analistas ambientais; e
- 133 técnicos ambientais.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Concursos Ibama e INSS foram citados por presidente Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Novo concurso PF é citado por Lula
A necessidade de um novo concurso PF foi citada por Lula, sendo então uma novidade para a atual gestão, que prioriza, até então, outras categorias.
O desejo só havia sido citado, até o momento, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no início do governo, em fevereiro.
Na ocasião, Dino citou que o presidente teria indicado o desejo de realizar novos concursos para a Polícia Federal. Apesar disso, a posição do MJSP é pela prorrogação da validade da última seleção.
Vale lembrar que tanto PF quanto PRF realizaram seus últimos concursos públicos em 2021, ambos com oferta de 1.500 vagas para a área Policial.
No momento, a pasta tenta a reestruturação de carreiras na Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Penal Federal.
Cargos do último concurso PF
O edital do concurso PF trouxe a oferta autorizada de 1.500 vagas, todas de nível superior. A distribuição pelos cargos foi a seguinte:
- agente de polícia - 893 vagas
- escrivão de polícia - 400 vagas;
- papiloscopista policial federal - 84 vagas;
- delegado de polícia - 123 vagas.
As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões.
Recentemente, o Governo Federal autorizou mais de 8 mil vagas em novos concursos federais, mas, por ora, não há previsão de aval que contemple as Forças da Segurança Pública (PF, PRF e Depen).
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!