Com previsão de concurso, Ibama autoriza contratações no PrevFogo
Com edital já autorizado para o quadro de analistas, o Ibama autorizou contratações temporárias de brigadistas federais. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:28/08/2024 às 11:17
Atualizado em:28/08/2024 às 11:59
Apesar de já estar em movimento para a realização do seu novo concurso Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis autorizou o PrevFogo a contratar brigadas federais para a prevenção e combate aos incêndios florestais.
Conforme indicado na portaria publicada no Diário Oficial da União, as autorizações são para a contratação temporária de brigadistas, chefes de brigada, chefes de esquadrão e profissionais de prevenção em 19 estados e no Distrito Federal.
Os municípios contemplados estão nos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro.
A composição do quantitativo de brigadistas variará de acordo com a necessidade da região, podendo ser entre dez e 25 profissionais para atuarem nos municípios.
A portaria assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, também autoriza a contratação de profissionais em diversas áreas especializadas, como a "queima prescrita".
A medida ocorrem em meio ao clima seco no país, com alerta para queimadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de janeiro a 26 de agosto de 2024, foram registrados 109.943 focos de incêndio em todo o país.
O aumento é de 78% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 61.720 casos.
De acordo com o próprio Governo Federal, o PrevFogo é um centro especializado dentro da estrutura do Ibama, que cuida da prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o país, incluindo atividades relacionadas à campanha educativa, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, além do monitoramento e pesquisa.
Comece sua preparação para o concurso Ibama com aulas em vídeo, apostilas digitais e questões. Acesse aqui!
Novo concurso Ibama já foi autorizado
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já autorizou a realização de um novo concurso Ibama.
No entanto, apesar do quantitativo indicado acima, a ministra da Gestão, Esther Dweck, já confirmou que a seleção contará com vagas adicionais. O quantitativo adicional que será autorizado ainda não foi informado.
Apesar da previsão inicial de abertura da banca em setembro e do edital até dezembro, o cronograma poderá ter alterações após o MGI liberar as vagas adicionais para o concurso do Ibama.
As carreiras de analista do Ibama exigem nível superior. O salário para o aprovado será de R$10.735,72, incluindo gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$ 1 mil.
Além do Ibama, o MGI também autorizou concurso para o ICMBio (120 oportunidades). O quantitativo inicial também será atualizado, e a seleção contará com mais vagas para as áreas que estarão no edital.
Ibama autoriza vagas para o PrevFogo
(Foto Joédson Alves/Agência Brasil)
Resumo concurso Ibama
Instituto: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Situação atual: edital autorizado
Banca: a definir
Cargos: analista administrativo e analista ambiental
Organizado pelo Cebraspe, o último concurso Ibama teve seu edital divulgado no final de 2021.
A seleção contou, na época, com a oferta de 568 vagas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas (ambiental e administrativo), de nível superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Na primeira delas, foram cobradas 120 questões, no estilo "certo" ou "errado", sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 70 Específicos.
Veja as disciplinas que foram exigidas no edital de 2021
Nível médio: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação Geral e do Setor de Meio Ambiente, Ética no Serviço Público, Matemática e Conhecimentos Específicos.
Nível superior: Língua Portuguesa, Noções de Tecnologia da Informação, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Noções de Direito Ambiental, Noções de Regulação, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Específicos.
Inicie agora a preparação para o concurso Ibama com dicas de proteção constitucional do meio ambiente e dano ambiental: