O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quarta-feira, 5, o edital de convocação para a terceira etapa do seu concurso IBGE, para o cargo de pesquisador.
Os convocados foram aprovados nas duas primeiras etapas, por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Especificamente para o cargo de pesquisador, a etapa consistirá em uma prova didática, a ser realizada no período de 12 a 18 de março. As datas e horários variam conforme a especialidade em disputa (Estatística, Demografia ou Geografia).
Realizada na forma de aula, com duração entre 50 e 60 minutos, a prova didática cobrará o domínio e a clareza sobre o tema sorteado, com pelo menos 24 horas de antecedência, dentro de um conjunto pré-definido de conteúdos e bibliografias.

IBGE divulga convocação da terceira etapa do concurso para pesquisador
(Foto: GOV BR)
A princípio, a etapa estava marcada para dezembro de 2024, no entanto, por conta do adiamento da divulgação dos resultados do CNU para fevereiro, o cronograma também precisou ser ajustado para março.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!
Saiba como será a terceira etapa do concurso IBGE
Os convocados para a terceira etapa deverão apresentar um plano de aula à comissão examinadora no início da prova.
Serão avaliadas a organização e exposição de ideias, objetividade, domínio do tema, didática, uso de material de apoio e coerência com o plano de aula.
Para cada candidato, será sorteado um ponto de um conjunto de ao menos dez pontos, determinados no edital de convocação para a etapa.
A arguição pelos examinadores incluirá até dez minutos de perguntas e respostas pelo avaliador. A prova será aberta ao público (exceto concorrentes) e gravada para registro.
A nota final será a média das avaliações, sendo necessário atingir ao menos 60 pontos para aprovação. As provas ocorrerão na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), no Rio de Janeiro.
O cargo de pesquisador do IBGE teve oito vagas imediatas disponíveis nos editais dos Blocos 2, 3 e 5 do CNU.
Concurso IBGE tem oferta superior a 800 vagas no CNU
O concurso IBGE teve uma oferta total de 895 vagas imediatas por meio do Concurso Nacional Unificado. As chances foram para cargos de níveis médio e superior. Veja a distribuição:
Nível médio
- Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas: 300 vagas.
Nível superior
- Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas: 275 vagas;
- Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas: 312 vagas; e
- Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas: 8 vagas.
Os salários iniciais variarão de R$4.008,24 a R$10.223,67.
Além das vagas imediatas, o IBGE formou um cadastro de reserva, que possibilitará a convocação de candidatos aprovados durante a validade do concurso.
O IBGE registrou mais de 996 mil inscrições apenas para o cargo de técnico, de nível médio.
As provas objetivas e discursivas do CNU foram aplicadas em 18 de agosto de 2024. O resultado final do concurso foi divulgado no dia 28 de fevereiro.
Baixe agora a lista completa com as classificações do CNU para as vagas da Funai, IBGE e Mapa e veja sua posição com prioridade no cargo, nota final, nota da objetiva e nota da redação. Acesse aqui!
IBGE fala sobre possibilidade de novos concursos públicos
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida apurou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem o desejo de realizar novos concursos.
Contudo, segundo o IBGE, a prioridade atual é o CNU.
"O IBGE pretende realizar novos concursos, no entanto, não serão abertos novos editais enquanto os do CNU estiverem válidos", disse o IBGE.
A seguir, veja a entrevista completa com o coordenador de Recursos Humanos do IBGE sobre o concurso:














