No entanto, segundo o IBGE, a prioridade atual é concluir a participação no CNU 2024, cujo resultado final ainda não foi divulgado.
"O IBGE pretende realizar novos concursos, no entanto, não serão abertos novos editais enquanto os do CNU estiverem válidos", disse o IBGE.
Inicialmente, o resultado final do CNU estava previsto para ser divulgado em novembro. Por isso, as regionais do IBGE se prepararam para receber os aprovados a partir de janeiro.
Entretanto, o cronograma foi alterado e a divulgação do resultado final foi remarcada para o dia 11 de fevereiro de 2025. Essa mudança ocorreu após o MGI assumir o compromisso de reintegrar 32.260 novos candidatos ao concurso.
Sobre a solicitação de um novo concurso, o IBGE informou que não protocolou nenhum pedido em 2024, visando provimentos em 2025.
Desta forma, como anualmente novos concursos são solicitados, até maio deste ano o IBGE poderá protocolar um novo pedido, visando à realização do novo concurso.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Novo concurso IBGE para efetivos depende da conclusão do CNU 2024
(Foto: Divulgação)
Concurso IBGE oferece 895 vagas no CNU
O concurso para cargos efetivos no IBGE disponibiliza 895 vagas, distribuídas entre funções de níveis médio e superior. Esta seleção faz parte dos editais lançados pelo governo no ano anterior.
No Concurso Nacional Unificado, as vagas do IBGE estão divididas por blocos temáticos. O Instituto participa de sete dos oito blocos disponíveis, com exceção do bloco 4, intitulado "Trabalho e Saúde do Servidor".
Distribuição das vagas por cargo no CNU:
Nível médio
- técnico em informações geográficas e estatísticas: 300 vagas
Nível superior
- analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas: 275 vagas;
- tecnologista em Informações geográficas e estatísticas: 312 vagas; e
- pesquisador em informações geográficas e estatísticas: 8 vagas.
Além das vagas imediatas, haverá formação de cadastro de reserva, o que permitirá a convocação de candidatos aprovados durante a vigência do concurso.
O IBGE recebeu mais de 996 mil inscrições para o cargo de técnico, de nível médio.
Teste seus conhecimentos para o próximo CNU 2025!