O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística recebeu autorização para abrir um novo concurso IBGE com 39.108 vagas temporárias. As contratações serão para atuação no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e no Censo da População em Situação de Rua.
A maior parte das vagas (27.330) é para o cargo de recenseador, responsável pela coleta de dados.
“A maior parte dessas vagas será destinada à função de recenseador, responsável pela coleta de dados em campo, refletindo a dimensão e a importância estratégica de mapear tanto o setor agropecuário quanto a realidade das pessoas em situação de rua no país. Esses censos são fundamentais para fornecer informações atualizadas que subsidiam políticas públicas nas áreas rurais, ambiental e de assistência social, incluindo estratégias de enfrentamento à situação de rua", disse o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
As quase 40 mil vagas envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional. Veja a distribuição por cargos a a seguir:
- Analista Censitário: 1.020 vagas;
- Recenseador: 27.330 vagas;
- Agente Censitário Supervisor: 4.143 vagas;
- Agente Operacional Regional: 1.286 vagas;
- Agente Censitário Regional: 1.286 vagas;
- Agente Censitário Administrativo: 1.432 vagas;
- Agente Censitário de Informática: 1.446 vagas; e
- Agente Censitário de Qualidade: 1.165 vagas.
No caso de recenseador, o requisito é o nível fundamental completo. Já para agente censitário e agente operacional é preciso ter o ensino médio.
O analista censitário, por sua vez, exige o nível superior.

Aprovados atuarão no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola
(Foto: Magno Lopes/IBGE)
Ainda não há informações sobre os salários atuais e os locais de trabalho. Porém, tradicionalmente, as seleções para o IBGE são regionalizadas, com oportunidades distribuídas por todo o país.
Sua aprovação em 2026 começa agora! Acesse e aproveite a última oferta do ano com desconto nos planos Avançado e Elite.
Edital do concurso IBGE deve sair até junho de 2026
O prazo para publicação do edital é de seis meses, contado a partir da portaria que autoriza as vagas, de 17 de dezembro. Desta forma, o edital deve ser divulgado até junho de 2026.
Segundo o IBGE, a contratação da banca organizadora responsável pelo processo seletivo já está em andamento. A instituição escolhida será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção.
O IBGE ainda não revelou se os candidatos serão selecionados por provas objetivas ou apenas por análise curricular e de títulos.
Os aprovados serão contratados temporariamente nos termos da Lei nº 8.745, de 1993, com remuneração definida segundo os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções.
Segundo o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, a autorização para um novo processo seletivo marca um avanço no projeto estruturante do Instituto.
"A contratação de quase 40 mil pessoas permitirá a organização da força de trabalho necessária para a execução das atividades de campo, assegurando a cobertura, a qualidade técnica e o cumprimento dos cronogramas dos levantamentos", afirmou Malheiros.



















