Concurso IBGE tem 180 mil vagas de recenseador. Conheça o cargo!
Conheça o cargo de recenseador, que tem o maior número de vagas previstas, mais de 181 mil, no próximo edital do concurso IBGE 2021.
Autor:
Publicado em:06/11/2019 às 13:16
Atualizado em:06/11/2019 às 13:16
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os editais do concurso IBGE 2021 no último dia 18 de fevereiro.
Ao todo, mais de 204 mil vagas temporáriasforam abertas visando ao Censo Demográfico. Um dos cargos mais aguardados é o recenseador, com 181.898 oportunidades.
Somente esta carreira representa cerca de 84% das vagas do novo concurso IBGE 2021.
Para quem vai fazer a seleção, Folha Dirigida preparou um guia sobre o recenseador. Abaixo, é possível conferir detalhes do cargo, como requisitos, atribuições, remuneração e etapas de seleção. Confira!
♦Requisitos
O cargo de recenseador é também um dos mais aguardados devido aos seus requisitos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística exige, para a posição, somente o nível fundamental completo dos candidatos.
♦ Remuneração
A remuneração do recenseador não possui um valor fixo. Como informado no edital, o cargo conta com uma retribuição mensal por produção.
O valor costuma ser calculado por setor censitário e conforme a taxa fixada por: unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Faça aqui sua estimativa!
♦ Atribuições do cargo
O recenseador possui diversas atribuições, como ter que cumprir com as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no dispositivo móvel de coleta e apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE. Entre as principais atividades estão:
Coletar as informações do Censo Demográfico 2021 (próximo edital);
Consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel;
Sanar as eventuais pendências apontadas;
Manter o supervisor informado sobre a coleta de dados no setor censitário, quando impossibilitado de comparecer ao posto de coleta;
Manter a produção e padrão de qualidade adequados;
Participar de treinamentos;
Preservar o sigilo das informações;
Retornar aos domicílios recenseados para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pela supervisão; e
Manter-se atualizado acerca dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados.
♦ Etapas do concurso
O concurso IBGE para recenseadores terá duas etapas de seleção, sendo a primeira fase a prova objetiva. Nesta etapa, os candidatos precisam responder a 50 questões sobre as seguintes disciplinas:
Para ser aprovado nesta etapa, é preciso obter, no mínimo, 30% dos pontos da prova. Além disso, os candidatos não podem obter nota igual a zero em nenhuma das disciplinas.
Os aprovados ainda são convocados para um treinamento. O curso, a ser realizado sob a responsabilidade do IBGE, visa capacitar o recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos estabelecidos para a realização do Censo.
A efetivação dos contratos de trabalho só ocorre após a aprovação no teste final do treinamento. Além disso, para os próximos concursos IBGE, as contratações serão temporárias, variando de acordo com o cargo.
Instituto abre inscrições do concurso IBGE nesta terça, dia 23
O prazo para inscrever-se no concurso IBGE 2021 de recenseador será iniciado, no site do Cebraspe, nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a partir das 10h, estando aberto até as 23 horas e 59 minutos de 19 de março.
Após formalizar a inscrição, o candidato precisará pagar uma taxa de R$25,77.